2ª edição do projeto Manutenção Solidária é realizada pela Faculdade SENAI Chapecó
Iniciativa realiza manutenção em cadeiras de rodas e contribui com entidades que emprestam esses equipamentos para pessoas em vulnerabilidade social
A Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó tem em seus pilares de formação o desenvolvimento de inúmeras habilidades essenciais para que os profissionais estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho. Pensando em aprimorar essas competências, são planejadas e executadas ações sociais, a fim de incentivar o voluntariado e conscientizar sobre a importância de exercer capacidade de amabilidade com o próximo.
Dentro desse conceito, estudantes do segundo período da Graduação Tecnológica em Manutenção Industrial realizaram manutenção em sete cadeiras de rodas que o Lions Club e a Associação Amigos dos Doentes (AADD) emprestam para pessoas de baixa renda. A iniciativa integra a 2ª edição do projeto Manutenção Solidária. As entidades estavam enfrentando problemas quanto ao conserto das cadeiras, muitas vezes ocasionado na falta delas para empréstimo.
O coordenador da área eletrometalmecânica e professor da Faculdade, Matheus Borges, explica que a atividade faz parte dos projetos integradores da Faculdade SENAI e que no primeiro ano do curso são desenvolvidas ações para a comunidade. “Fizemos parcerias com entidades e o poder público para que, dentro do conteúdo curricular, os estudantes possam atuar fazendo o bem. Neste caso, eles fizeram a manutenção das cadeiras de rodas, devolvendo-as em condições de uso”.
O professor de mecânica, Ademir Capeletto, acrescenta que é difícil encontrar quem faz esse tipo de manutenção. “É uma maneira da Faculdade SENAI atuar na comunidade, aplicando os conhecimentos teóricos em situações reais e de aspecto social, sem deixar de olhar para o curso e o que ele prevê para o setor industrial”.
O planejamento e o desenvolvimento da restauração das cadeiras, seu desmonte, limpeza, checklist e avaliação do que foi necessário para o conserto foram destacados pelo estudante Paulo Cesar da Silva Filho. “São atividades que reforçaram o desenvolvimento de nossas habilidades práticas, além de podermos ajudar o próximo. A iniciativa fortaleceu a visão global da nossa prática profissional e da importância do voluntariado”.
Para o voluntário e vereador Claudir Alberto Sanzovo (Sica) o trabalho realizado pela Faculdade SENAI é muito importante. “Nos deixa motivados para continuarmos as ações com as entidades. Não tínhamos parceiros para fazer a manutenção das cadeiras, por isso, essa contribuição é fundamental para que as pessoas que necessitam possam ter a possiblidade de conseguir as cadeiras de maneira gratuita”.
Para o projeto, a Faculdade SENAI contou com a parceria da Plasmetal, Trator Peças, Lions Club e poder público.
Veja também
Exportações do agronegócio crescem 7,7% em 201920/Mai/201920/05/19há 5 anos Segunda-feira, 20 de Maio de 201920/05/2019O agronegócio responde por 63,7% das exportações catarinenses em 2019. O setor fatura alto, conquista novos mercados e apresenta um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Os embarques de carnes, produtos de origem vegetal e florestal renderam ao estado um faturamento de US$ 1,75 bilhão de janeiro a abril deste ano. Os números são divulgados pelo......
Ipuaçu adere ao Programa Cidade Empreendedora31/Jul/202031/07/20há 4 anos Sexta-feira, 31 de Julho de 202031/07/2020Para promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, o município de Ipuaçu, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora – Basic. A......