2ª edição do curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” encerra com sucesso em SC
Turma de Chapecó comemora o sucesso da capacitação juntamente com representantes do Sistema Faesc/Senar. (Foto: Divulgação Sistema Faesc/Senar)
Após concluir a capacitação sobre “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital”, em Florianópolis, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc) promoveram outra edição, em Chapecó. A programação ocorreu na última semana (de 28 a 30/08) e reuniu as equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina. O objetivo foi promover a qualificação para a eficiente prestação de serviço aos produtores.
O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, destacou que a iniciativa foi fundamental para que os profissionais dos Sindicatos possam auxiliar os produtores com relação à Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e ao Ganho de Capital.
A capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, foi ministrada pelo contador e auditor independente, Seres Baum. “O conteúdo contemplou uma abordagem teórica sobre o Sistema Tributário, envolvendo a questão dos convênios que as Prefeituras fizeram com a Receita Federal para fiscalizar o ITR. Também falamos sobre a legislação aplicável, abordamos o correto preenchimento da declaração, falamos sobre as consequências de uma informação precisa ou imprecisa, entre outros aspectos referentes ao Imposto Territorial Rural e ao Ganho de Capital”.
A coordenadora de departamento sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, esteve à frente das atividades nas duas edições do evento. De acordo com ela, as capacitações cumpriram o objetivo de oferecer às equipes dos Sindicatos Rurais conhecimentos necessários para atender às demandas dos produtores rurais com excelência nos temas abordados. “Os participantes destacaram a qualidade da programação e a certeza de que os aprendizados impactarão em resultados positivos no atendimento aos produtores."
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinalou que a qualificação dos profissionais que atuam nas bases é uma das prioridades da Faesc. “A capacitação sobre Declaração de ITR e Ganho de Capital, por exemplo, é fundamental para que os produtores tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre o assunto. Lembramos, ainda, que o prazo para a declaração encerra em 30 de setembro e os Sindicatos Rurais estão à disposição para auxiliar os produtores”.
O objetivo do curso foi promover a qualificação para a eficiente prestação de serviço aos produtores rurais. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Segunda edição do Curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” ocorreu em Chapecó. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Veja também
CDL sugere novos horários de atendimento para este fim de ano 13/Dez/202313/12/23há 2 anos Quarta-feira, 13 de Dezembro de 202313/12/2023 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) informa aos consumidores novos horários de atendimento Natalino. As sugestões já haviam sido divulgadas recentemente, mas tiveram alguns ajustes em razão das mudanças observadas no comportamento dos consumidores e ao levar em consideração recente pesquisa feita com os lojistas. De acordo com......
Sicredi promove Encontro Regional de Cooperativas Escolares nesta quarta-feira 08/Nov/202208/11/22há 3 anos Terça-feira, 08 de Novembro de 202208/11/2022Proporcionar um espaço de integração e construção coletiva de aprendizados a respeito das ações que envolvem as Cooperativas Escolares. Com esse foco, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG......