2ª edição do curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” encerra com sucesso em SC
Turma de Chapecó comemora o sucesso da capacitação juntamente com representantes do Sistema Faesc/Senar. (Foto: Divulgação Sistema Faesc/Senar)
Após concluir a capacitação sobre “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital”, em Florianópolis, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc) promoveram outra edição, em Chapecó. A programação ocorreu na última semana (de 28 a 30/08) e reuniu as equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina. O objetivo foi promover a qualificação para a eficiente prestação de serviço aos produtores.
O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, destacou que a iniciativa foi fundamental para que os profissionais dos Sindicatos possam auxiliar os produtores com relação à Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e ao Ganho de Capital.
A capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, foi ministrada pelo contador e auditor independente, Seres Baum. “O conteúdo contemplou uma abordagem teórica sobre o Sistema Tributário, envolvendo a questão dos convênios que as Prefeituras fizeram com a Receita Federal para fiscalizar o ITR. Também falamos sobre a legislação aplicável, abordamos o correto preenchimento da declaração, falamos sobre as consequências de uma informação precisa ou imprecisa, entre outros aspectos referentes ao Imposto Territorial Rural e ao Ganho de Capital”.
A coordenadora de departamento sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, esteve à frente das atividades nas duas edições do evento. De acordo com ela, as capacitações cumpriram o objetivo de oferecer às equipes dos Sindicatos Rurais conhecimentos necessários para atender às demandas dos produtores rurais com excelência nos temas abordados. “Os participantes destacaram a qualidade da programação e a certeza de que os aprendizados impactarão em resultados positivos no atendimento aos produtores."
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinalou que a qualificação dos profissionais que atuam nas bases é uma das prioridades da Faesc. “A capacitação sobre Declaração de ITR e Ganho de Capital, por exemplo, é fundamental para que os produtores tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre o assunto. Lembramos, ainda, que o prazo para a declaração encerra em 30 de setembro e os Sindicatos Rurais estão à disposição para auxiliar os produtores”.
O objetivo do curso foi promover a qualificação para a eficiente prestação de serviço aos produtores rurais. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Segunda edição do Curso “Declaração do Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital” ocorreu em Chapecó. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Veja também
FIESC promove dia de voluntariado na Associação Ágape, em Chapecó13/Out/202213/10/22há 2 anos Quinta-feira, 13 de Outubro de 202213/10/2022 Vinte e dois mil quilos de alimentos distribuídos e 147 famílias atendidas. Esses são alguns dos resultados da Associação Ágape no primeiro semestre deste ano. Dos alimentos entregues, 47,3% foram de produção própria e 52,7% advindos de doações. A......
Governo do Estado lança Programa Safra Garantida SC na próxima terça26/Dez/202426/12/24há 8 meses Quinta-feira, 26 de Dezembro de 202426/12/2024O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) realizam na próxima terça-feira, 17, o Lançamento do Programa Safra Garantida SC – Garantindo a renda do agricultor Catarinense. O evento de......