1º Seminário Estadual de ESG: debate sobre sustentabilidade e financiamentos verdes abre programação
Evento é promovido pelo UniSENAI Campus Chapecó e integra as atividades alusivas à Semana da Indústria na região Oeste e segue até esta quinta-feira, em Chapecó, Pinhalzinho e Xanxerê
Abertura ocorreu na noite de terça-feira
Promover uma visão multidisciplinar, realista e crítica sobre ESG, sigla em inglês que se refere às práticas de governança ambiental, social e corporativa, e sua relação com indústrias, instituições de ensino e comunidade, com palestras de especialistas na área que apontam caminhos e contribuem para a difusão das práticas de ESG. Esse é o objetivo do 1º Seminário Estadual de ESG, promovido pelo UniSENAI Campus Chapecó.
A iniciativa integra as atividades alusivas à Semana da Indústria e segue até esta quinta-feira (25), no Clube Caramuru, em Chapecó. São parceiros do evento o Instituto SENAI de Tecnologia, a Kemia Tratamento de Efluentes, a Padronizze Sistemas de Gestão e Certificações e a Casa Nova Escola de Teatro, além de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Na abertura, nessa terça-feira (23), o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou a importância de sensibilizar a sociedade sobre ESG. “A adoção de práticas nas esferas ambiental, social e de governança são imprescindíveis. As empresas que não se enquadrarem nos próximos anos podem estar com seus dias contados. O Seminário vem contribuir para entender mais sobre o tema e para refletirmos. É uma excelente oportunidade de capacitação para os acadêmicos do UniSENAI e para os industriais”.
De acordo com a diretora do UniSENAI Campus Chapecó, Josiane Betat da Silva, o evento foi pensado com foco nos acadêmicos. “O 1º Seminário Estadual de ESG integra a semana acadêmica e traz um tema atual que abrange todas as áreas dos cursos do UniSENAI”, frisou. A coordenadora geral do Seminário, Crivian Pelisser, sublinhou que cerca de 90% dos acadêmicos trabalham na indústria. “O evento contribui para eles aprofundarem seus conhecimentos sobre ESG, para entenderem melhor as práticas já feitas nas indústrias relacionadas à área de sustentabilidade e que muitas vezes passam despercebidas, além de difundir o assunto para a comunidade”.
A programação da noite de terça-feira iniciou com apresentação cultural de stand up comedy com o tema “Sustentabilidade: o Que eu Tenho a Ver Com Isso?”. A atriz da Casa Nova Escola de Teatro, Roberta Ebeliny, fez um tributo ao ator Paulo Gustavo com a personagem Hermínia, levando ao evento assuntos familiares da personagem, conectando com sustentabilidade no ambiente corporativo e no cotidiano.
“ESG: Alavancando o Negócio com Financiamentos Verdes” foi o tema da palestra do economista, perito em Economia e Finanças, com foco em Mediação e Arbitragem e consultor em Gestão do Instituto de Tecnologia em Logística de Produção do SENAI-SC, André Teixeira de Oliveira. Ele explanou sobre como as empresas podem ter acesso a financiamentos verdes de acordo com as perspectivas que são impostas pelos bancos de fomento.
Existem diversas linhas de financiamentos para diferentes projetos dentro dos eixos do EGS. Um exemplo é o crédito ASG – Ambiental, Social e Governança – do BNDES, para planos de negócio empresariais, com incentivo ao desenvolvimento sustentável. “A empresa tem de R$ 20 a R$ 200 milhões disponível nesse financiamento, desde que faça a apresentação de premissas específicas de ESG”, ressaltou Oliveira. No site do banco, há informações sobre quem pode solicitar, o que pode ser financiado e como solicitar.
Para encerrar a programação do dia, foram apresentados cases de sucesso na sustentabilidade pela empresa Kemia Tratamento de Efluentes.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira (24), o Seminário inicia às 14 horas com palestra sobre “Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, com André Teixeira de Oliveira. Às 16 horas Alexandre José Araújo dos Santos abordará o tema “Eficiência Energética Como Base Para Sustentabilidade da Indústria”.
Na quinta-feira (25), o Seminário segue às 19 horas, no UniSENAI Campus Chapecó, com o minicurso “Como Implementar ESG em Pequenas Empresas”.
Também haverá programação em Maravilha, na quinta-feira (25), às 8 horas, no SENAI, com a palestra “Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, com André Teixeira de Oliveira, na CDL e Associação Empresarial de Maravilha, e em Pinhalzinho, também na quinta-feira (25), às 19 horas, com a mesma palestra, realizada em parceria com a Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP) e CDL. O evento será na ACIP.
Waldemar Schmitz enfatizou a importância de sensibilizar a sociedade sobre ESG
Josiane Betat da Silva frisou que o evento foi pensado com foco nos acadêmicos
Um dos objetivos do evento é difundir práticas de ESG
Apresentação cultural de stand up comedy com o tema sustentabilidade
Atriz abordou sustentabilidade no ambiente corporativo e no cotidiano
André Teixeira de Oliveira falou sobre financiamentos verdes
Palestra integrou programação do primeiro dia do evento
CDL Chapecó capacita profissionais do comércio para a adequação à LGPD22/Jun/202222/06/22há 2 anos Quarta-feira, 22 de Junho de 202222/06/2022Profissionais e empresários do comércio de Chapecó participaram nesta semana da 5ª capacitação do Circuito Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas......