Postado em 10 de Agosto de 2021 às 16h13

13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura: mais de 1,5 mil pessoas acompanham evento virtual

Abertura ocorreu nesta terça-feira (10). Durante três dias, serão disponibilizadas uma série de palestras técnicas

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com mais de 1,5 mil inscrições, iniciou nesta terça-feira (10) o 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) e a 12ª Brasil Sul Pig Fair virtual. Considerado um dos principais fóruns de discussão do setor na América Latina, é promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e segue até quinta-feira (12) de maneira inovadora e altamente tecnológica: totalmente on-line, com geração e transmissão a partir de Chapecó (SC).
            O Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína, estando atrás apenas da China, da União Europeia e dos Estados Unidos. O presidente do Nucleovet, Luiz Carlos Giongo, ressaltou que esse patamar foi conquistado ao longo dos anos, com muito trabalho e participação da cadeia produtora. “Destaco a relevância da informação científica de qualidade para a geração de conhecimento que, bem aplicado, transforma os negócios. Nesse sentido, o Simpósio de Suinocultura contribui com os profissionais”.
            Giongo frisou que a comissão científica estruturou uma ampla programação com temas atuais e que fazem parte do dia a dia dos negócios. Serão 11 palestras distribuídas nas três tardes do Simpósio, que abordam os temas tendências de futuro, biosseguridade, uso prudente de antimicrobianos, nutrição e sanidade. Além disso, os eventos paralelos também trazem informações ao longo dos três dias do evento.
            As palestras são transmitidas em alta definição, com tradução simultânea do português para o espanhol, e ficarão disponíveis para acesso, após o evento, durante 30 dias.
A vice-governadora Daniela Reinehr, parabenizou o Nucleovet que completa 50 anos em outubro próximo e enfatizou a importância do SBSS para proporcionar conhecimento, tecnologia e inovação, aspectos que tornaram o estado referência em produção. “Foi assim que crescemos e chegamos aos mercados mais competitivos do mundo. O agronegócio e a suinocultura estão mantendo o País de pé. Temos uma série de desafios, mas o setor se reinventa e busca alternativas para continuar se desenvolvendo”.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, sublinhou que o momento atual é ímpar, devido aos desafios sanitários que se apresentam com os surtos de Peste Suína Africana. “Santa Catarina reforçou o trabalho de prevenção e controle. O Estado é o maior exportador brasileiro e precisa manter a sanidade. Somente em julho, o faturamento com as exportações foi de R$ 142 milhões, 52,6% a mais que no mesmo mês de 2020”, disse, ao acrescentar que o SBSS é um evento importante para a economia catarinense e brasileira.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, salientou o importante papel do Nucleovet para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva. “O Brasil é o quarto maior exportador de carne suína, chegamos em 93 mercados e neste ano devemos chegar a 4,7 milhões de toneladas, com mais de 1,2 milhão exportadas”, ressaltou. De acordo com Santin, há dois principais desafios atuais, o custo de produção e a sanidade. “Precisamos manter a sanidade para conquistar novos mercados e para isso precisamos dos médicos veterinários e zootecnistas”, grifou.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressalvou que o crescimento do agronegócio é exponencial. “Isso se deve à qualidade da produção brasileira, da agroindústria, do produtor rural e do Nucleovet que contribui com conhecimento e aprendizado para que possamos continuar como um dos maiores produtores mundiais”.
PIG FAIR
Em torno de 60 empresas de tecnologia, sanidade, nutrição, genética, aditivos e equipamentos para suinocultura participam da 12ª Brasil Sul Pig Fair, evento paralelo ao SBSS. A feira consiste em um espaço virtual onde as empresas geradoras de tecnologias apresentam suas novidades e seus produtos, permitem a construção de networking e o aprimoramento técnico dos congressistas. O acesso para a feira é gratuito.
As inscrições devem ser feitas no site https://nucleovet.com.br/.
APOIO
O 13º SBSS tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Embrapa, da Prefeitura de Chapecó, da Unochapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).
50 ANOS DO NUCLEOVET
            Durante a abertura do 13º SBSS, o presidente Luiz Carlos Giongo lembrou que neste ano o Nucleovet completa 50 anos. Fundada em 9 de outubro de 1971, a entidade atua fortemente na defesa do setor e promove eventos que trazem informações relevantes e atuais. O Nucleovet realiza três dos maiores Simpósios do Brasil: de avicultura, de suinocultura e de bovinocultura de leite.
            Aliado ao trabalho em prol da categoria, o Nucleovet também promove ações para a sociedade. Tradicionalmente, doa parte do valor das inscrições do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura para entidades.
 

Veja também

Campanha solidária liderada pelo Fort Atacadista destina mais de 4 toneladas às vítimas do ciclone20/08/20   Durante o mês de julho as lojas do Fort Atacadista em Santa Catarina se mobilizaram para arrecadar donativos em prol das milhares de famílias afetadas pela passagem do ciclone “bomba”, que atingiu muitas regiões. A ação solidária “Chega junto para doar”, fruto de uma parceria com as principais emissoras de rádio do Estado, foi um......

Voltar para (Blog)