Evento promovido pelo Nucleovet ocorreu nesta semana e congregou especialistas que debateram tendências, inovações e o futuro do setor de bovinocultura de leite
O Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), encerrou sua 11ª edição na quinta-feira (10), com participação de mais de 900 pessoas entre o simpósio e a feira. Palco de relevantes debates no setor, o evento contou com uma programação de três dias e reuniu, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), especialistas que debateram tendências, inovações e o futuro do setor. Concomitantemente, ocorreu a 6ª Brasil Sul Milk Fair. O evento também teve uma novidade: o 1º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte.
O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, afirmou que o 11º SBSBL foi um sucesso. “Conseguimos promover uma experiência muito positiva e esperamos poder continuar evoluindo e entregando cada vez mais, tanto para o público quanto para os patrocinadores”, frisou. Lucas destacou também que nesta edição o Simpósio voltou a ser realizado no formato presencial, promovendo conexão entre os profissionais envolvidos na cadeia produtiva. “No ano passado, devido a pandemia, o evento foi online e esse formato cumpriu com seu propósito naquele momento, mas a magia e o valor gerado no contato humano, presencialmente, é insubstituível”.
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Na programação, o SBSBL trouxe renomados profissionais para debater saúde, produção, fertilidade, produção de volumosos, gestão e sucessão familiar. O presidente da comissão científica, Airton Vanderlinde, frisou que os conteúdos acompanharam a evolução do setor e as novas perspectivas do mercado. “Trouxemos uma programação de qualidade, com palestrantes conceituados, sempre pensando em proporcionar o debate de temas atuais, com uma abordagem pragmática de assuntos do dia a dia, que tenham aplicabilidade prática e possam ser levados diretamente para o campo”, destacou.
6ª BRASIL SUL MILK FAIR
Mais de 20 empresas participaram da 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que aconteceu em paralelo ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. A feira apresentou produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores foram empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.
PRÉ-EVENTO
A novidade deste ano foi a realização do 1° Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, pré-evento do 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). O Fórum abordou perspectivas, desafios e tendências do mercado de carne. A programação contou com quatro palestras que debateram cenário de mercado e perspectivas da carne bovina, pecuária de corte catarinense, como melhorar a eficiência reprodutiva nos sistemas de cria e Beef on Dairy.
DOAÇÃO
A cada simpósio, o Nucleovet doa parte do valor das inscrições pagas para entidades locais. Nesta edição do SBSBL, o Laboratório de Patologia Veterinária do Instituto Federal Catarinense do campus de Concórdia foi contemplado com a doação de R$ 10 mil. O Laboratório realiza necropsias e exames histopatológicos em animais domésticos, proporciona suporte de diagnóstico a médicos veterinários, auxilia no controle e na prevenção das doenças e, consequentemente, na maior rentabilidade do sistema de produção animal.
APOIO
O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite teve apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).
Dificuldades da pandemia não impediram crescimento das cooperativas de saúde18/Mar/202118/03/21há 4 anos Quinta-feira, 18 de Março de 202118/03/2021Ao fazer uma breve reflexão sobre a pandemia de covid-19, é difícil lembrar de setores que passaram ilesos ou que não tiveram consequências no ano de 2020. São poucos aqueles que não sofreram diretamente algum......
ACIC apresenta estudo final da ferrovia em reunião do Conselho Deliberativo02/Ago/202202/08/22há 3 anos Terça-feira, 02 de Agosto de 202202/08/2022 As etapas para a realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (Evtea) de ramal da Ferroeste entre Cascavel (PR) e Chapecó (SC), o lançamento da consulta ao edital de leilão da......