Postado em 07 de Outubro de 2022 às 15h41

Programa com foco para a saúde feminina atende mais de 150 mulheres em Santa Rosa de Lima

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Uma manhã toda dedicada ao cuidado à saúde, autoestima e qualidade de vida. Assim foi o último dia do Programa Saúde da Mulher Rural realizado, na última semana, no Salão Comunitário de Santa Rosa de Lima, Sul do Estado. O encontro foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e do Sindicato Rural de São Bonifácio.
O evento reuniu mais de 150 mulheres que realizaram exames preventivos de colo de útero, oferecidos por meio do programa, ao longo do mês de setembro. As atividades iniciaram com café da manhã e seguiram com palestra da enfermeira Maricélia Palavro que falou sobre saúde da mulher com ênfase para prevenção do câncer de útero e de mama, além de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Em seguida, a cabo da Polícia Militar Ariella Mattei Nunes palestrou sobre violência doméstica.
A programação seguiu com serviços oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) como cortes de cabelo, maquiagem, massagens, entre outros. A equipe de saúde do município também esteve à disposição para aferição de pressão arterial, práticas integrativas, além de assistência fitoterápica por meio do programa Farmácia Viva. “O evento foi um sucesso e cumpriu seu objetivo de conscientizar sobre o cuidado à saúde e qualidade de vida das mulheres do campo”, frisa a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa.
PROGRAMA SAÚDE DA MULHER
O Programa Saúde da Mulher Rural é promovido em todas as regiões rurais catarinenses em parceria com os Sindicatos e Poderes Públicos Municipais. As ações contemplam palestras, orientações e serviços gratuitos. 
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, observa que o programa vem contribuindo de forma expressiva para estimular a melhoria da autoestima e os cuidados com a saúde das mulheres do meio rural. “Elas são participativas, se mostram interessadas nas informações, fazem os exames oferecidos e se envolvem nas demais atividades. É um programa que deu muito certo e nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa ação, contemplando o maior número possível de mulheres”.
O presidente Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça queo cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC. “A saúde é o que temos de mais valioso! Por isso, além desse destinado às mulheres, temos um programa com foco para a saúde do homem e o Sorrindo no Campo destinado às crianças. Os resultados são positivos e nos mostram que estamos no caminho certo”, reforçou ao mencionar que a entidade continuará investindo e inovando nas ações voltadas ao cuidado à saúde do público rural”.

Veja também

Os desafios da logística e dos negócios internacionais15/07/22 Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC debateu o cenário atual e as perspectivas futuras em palestra nesta sexta-feira...

Voltar para (Blog)