Postado em 22 de Agosto de 2022 às 11h36

Eficiência energética nas propriedades rurais do oeste catarinense

Iniciativa proporciona acesso à informação, segurança, economia e qualidade de vida

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Identificar na empresa rural possíveis melhorias nas instalações elétricas, nos equipamentos, na qualidade da energia recebida, na segurança desses materiais e das pessoas que vivem ou trabalham no local, além de analisar a viabilidade de aquisição de gerador ou investimentos em energias renováveis. Esses são os pontos abordados no Projeto Eficiência Energética.  Com esses objetivos foi realizado um levantamento da eficiência energética nas propriedades rurais dos associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). Esse trabalho foi viabilizado pelo Programa Encadeamento Produtivo desenvolvido pela Aurora Coop, Sebrae/SC e outros parceiros.
Essa sondagem iniciou em agosto de 2019, quando foram contempladas 34 famílias associadas da Alfa de 17 municípios da região oeste catarinense. O coordenador dos Programas De Qualidade da Cooperalfa, Eduardo Tecchio, explica que por ser o primeiro ano de aplicação desse estudo, o foco foi avaliar a proposta em diversas localidades de associados e produtores de suínos, aves e leite e compreender melhor os resultados. Em 2020, devido a pandemia da covid-19 e os cuidados necessários impostos pela crise sanitária mundial, a pesquisa não foi realizada. Já em setembro de 2021, 28 novos associados foram beneficiados e ocorreu a inclusão de dois municípios do extremo oeste catarinense. 
“Nesses dois anos de trabalho, explicou Eduardo, buscou-se levar informação e conhecimento profissional de qualidade para o quadro social da Cooperalfa – por meio da cooperação de empresas sérias como Sebrae/SC e Aurora Coop. A intenção foi proporcionar subsídios às famílias, para que pudessem continuar prosperando nos negócios de maneira eficiente e produzindo com segurança. Isso traz confiança para o empresário rural, que tem valorizado e apoiado o projeto e, de acordo com as suas condições, tem investido nas melhorias sugeridas, porque busca reduzir os riscos que instalações em más condições apresentam para sua família”, analisa Tecchio.
A receptividade dos empreendedores rurais para a realização dessa sondagem foi positiva. Segundo Tecchio, os associados sempre estão muito abertos às novidades, dispostos a inovar em sua propriedade e melhorar as atividades desenvolvidas. Um dos diferenciais desse trabalho é ser personalizado, no qual o engenheiro ou técnico faz uma visita exclusiva para a família participante. Esse contato individual permite avaliar ponto a ponto com clareza, verificar as condições de uso, identificar possíveis problemas nas estruturas da propriedade e sugerir melhorias, além de verificar a conta de energia, que muitas vezes é recebida e paga sem o proprietário analisar o que foi cobrado.
“Temos recebido feedbacks positivos dos participantes, que pelo projeto passaram a conhecer os caminhos de busca de informações e a obter respostas das fornecedoras de energia. Com argumentos eles solucionam problemas, seja no recebimento da energia elétrica até a contratação de profissionais qualificados para prestação de serviços nessa área. Então, podemos dizer que esse trabalho preza pela segurança, bem-estar das pessoas, economia financeira nos negócios rurais e pelo acesso à informação correta e orientada”, avalia Tecchio.
Outro atrativo proporcionado é o diagnóstico para utilização de energia solar. De acordo o coordenador dos Programas De Qualidade da Cooperalfa, o foco do avaliador é entender a necessidade do associado e constatar se realmente o sistema de energia limpa será útil e eficiente na propriedade. “A intenção é orientar, para que o empreendedor rural tenha informações para que sua decisão seja mais assertiva”, argumenta. 
Para este ano, Tecchio antecipa que o projeto será ampliado para os associados do Rio Grande do Sul, em parceria com Sebrae/RS, Aurora Coop e IMED. “Levaremos essa oportunidade de melhoria e segurança, contribuindo com o crescimento das propriedades por meio de informação qualificada”, adianta. Por fim, ele destaca o apoio das filiais da Cooperalfa e das equipes que atuam e mobilizam o quadro de associados, que possibilitam o crescimento do projeto e permitem mais qualidade de vida no campo.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Chef Gourmet Chapecó promove Blitz Solidária02/07/21 Escola de Gastronomia convida empresários a se unirem na ação social e, a comunidade, a realizar doações ...

Voltar para (Blog)