Doença silenciosa: o tumor de pulmão é a maior causa mortes por câncer no mundo
Saiba quando fazer o rastreamento
Cirurgião torácico Dr. Rovani Camargo.
Considerado o maior causador de mortes por câncer, as neoplasias malignas de pulmão possuem uma alta taxa de mortalidade para ambos os sexos. Em homens é a segunda maior incidência, perdendo apenas para o câncer de próstata, e a principal causa de mortes desta natureza. Nas mulheres é o terceiro mais comum, mas é a segunda causa de morte por câncer, superando inclusive o câncer de cólon.
Tabagismo e câncer de pulmão são a causa e consequência mais bem estabelecidas até hoje! Cerca de 85% a 90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes, explica o cirurgião torácico Dr. Rovani Camargo. “Embora existam fatores genéticos entre parentes de primeiro grau e fatores ambientais, a principal causa é o cigarro”.
SINTOMAS
Esses tumores crescem de forma silenciosa e nos estágios iniciais os sintomas costumam ser inespecíficos, como mudanças no padrão da tosse, emagrecimento e fraqueza, por exemplo. São sintomas facilmente atribuídos a outras causas, retardando as suspeitas e o diagnóstico.
Por isso, aproximadamente 80% dos casos acabam sendo diagnosticados em fases mais avançadas da doença, reduzindo as opções de tratamento e a expectativa de vida. Contudo, esses 20% dos casos diagnosticados precocemente apresentam chances mais expressivas de cura.
Dr. Rovani explica que a recente evolução dos tratamentos com quimioterapia, radioterapia e a própria cirurgia, possibilitam um tempo maior com qualidade de vida para esses pacientes diagnosticados tardiamente. “O principal fator de chance de cura para o câncer de pulmão é o diagnóstico precoce”.
Por conta disso, as entidades vêm enfatizando o rastreamento desta importante e frequente neoplasia. O exame com melhor desempenho neste aspecto é a tomografia computadorizada tórax de baixa dose. “Após a realização do exame, caso seja identificado um nódulo pulmonar, é necessário a avaliação de um especialista, pneumologista ou cirurgião torácico, para dar segmento na investigação”, comenta o médico.
QUEM DEVE FAZER O EXAME?
Pessoas entre 50 e 80 anos de idade, tabagistas ativos ou que pararam de fumar nos últimos 15 anos, têm indicação de fazer o exame preventivo.
Veja também
Mondongo ou dobradinha: prato é fonte de nutrientes essenciais para a saúde 27/Out/202227/10/22há 3 anos Quinta-feira, 27 de Outubro de 202227/10/2022A dobradinha ou mondongo tem sua origem em Portugal, onde é bastante consumida. Tanto que o poeta português Fernando Pessoa eternizou a iguaria em seu poema “Dobrada à Moda Porto”. No Brasil já é conhecido em todas as regiões. O principal ingrediente é o mondongo novinho, cozido em pequenos pedaços e seu preparo conta com diferentes versões.......
Núcleo de Automecânicas promove treinamento em marketing21/Mai21/05há 5 meses Quarta-feira, 21 de Maio de 202521/05/2025O Núcleo de Automecânicas da ACIC promoveu um treinamento de marketing. (Foto: Débora Favretto/MB Comunicação)...
Atualizado acordo do novo salário mínimo regional do setor agropecuário14/Jan/202214/01/22há 3 anos Sexta-feira, 14 de Janeiro de 202214/01/2022As entidades representativas dos empregadores (Federações empresariais) e dos trabalhadores (representados pelas Federações e pelas centrais sindicais laborais) encerraram, em janeiro, as negociações para a......