ACIC e Câmara Italiana de Comércio e Indústria buscam oportunidades de negócios
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu, nesta semana, representantes da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, órgão oficial e reconhecido pelo Governo Italiano. O objetivo da reunião foi aproximar as duas instituições para potencializar o comércio bilateral entre o Brasil e a Itália. Participaram o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o diretor executivo da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Fernando Morales Cascaes, representantes da Conexão Torus, Mariane Baldissera e Simone Souza, nucleados e associados da ACIC.
O presidente da ACIC ressaltou que a entidade está aberta e aposta nas oportunidades de internacionalização. “Chapecó e a região já têm parcerias com a Itália há anos, desenvolvendo e buscando novos negócios. O perfil empreendedor italiano é importante para o Oeste e nos aproximar da Câmara Italiana é mais uma maneira de incentivar e prosperar na internacionalização”, realçou.
A intenção também é desenvolver ações com o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, que esteve representado na reunião pelo tesoureiro, Roque Edson Schoninger.
De acordo com Cascaes, a Câmara Italiana quer intensificar a atividade de internacionalização de empresas catarinenses e descentralizá-la. “Temos sede em Florianópolis, mas almejamos estar mais próximos de todas as regiões. Santa Catarina tem um potencial muito forte e uma diversidade econômica grande. Isso tem que ser aproveitado e demonstrado para a Itália, aproximando o empresariado catarinense do italiano”.
Uma das maneiras de aproximação das empresas é por meio das associações empresariais. “Chapecó é uma região importante, com um perfil de empreendedorismo com características italianas”, comentou Cascaes, ao acrescentar que através da ACIC é possível pensar em ações conjuntas para promover e fortalecer os negócios entre os dois países, contribuindo para desenvolver a economia da região e de todo o Estado.
As Câmaras Italianas são um setor comercial do governo do país para internacionalizar os negócios. São 81 instituições presentes em 57 países nos cinco continentes. “Atuamos em rede e, em Santa Catarina, queremos agregar as associações comerciais para unir forças para que tenhamos um hub de negócios”, frisou Cascaes. A Câmara atua com oito verticais, criadas a partir das características da economia catarinense e italiana: moda, tecnologia e inovação, cidades inteligentes, agrobusiness, inteligência de informação, turismo e hotelaria, economia circular e relacionamentos institucionais.
A visita da Câmara Italiana de Comércio e Indústria foi viabilizada pelo empresário e ex-presidente da ACIC, Nelson Akimoto. Além da entidade, a comitiva se reuniu com representantes da Deatec, do Pollen Parque, da Unochapecó, da Unoesc e do Prefeitura de Chapecó.
Veja também
COFEM reúne-se com Arthur Lira nesta terça-feira10/Abr/202310/04/23há 2 anos Segunda-feira, 10 de Abril de 202310/04/2023Além do encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, setor empresarial também vai debater questões estratégicas para o estado com o Fórum Parlamentar Catarinense...
Vida Empresarial: histórias de superação, resiliência e aprendizado22/Set/202122/09/21há 4 anos Quarta-feira, 22 de Setembro de 202122/09/2021Clóvis Spohr, Flávio Pasquali, Gilson Vivian e Josias Mascarello relataram suas experiências na travessia do período de pandemia e a inovação que brotou desses tempos desafiadores ...
Nesta sexta-feira: Transformação digital é tema de palestra com Arthur Igreja em Caibi15/Out/201915/10/19há 6 anos Terça-feira, 15 de Outubro de 201915/10/2019As principais tendências que impactarão as empresas nos próximos anos, bem como as tecnologias mais presentes e as medidas para implantar inovações nos negócios serão temas abordados na palestra......