Postado em 05 de Agosto de 2019 às 17h00

Xanxerê e Pinhalzinho vão representar o Oeste no torneio estadual de robótica

Estudantes de 10 a 18 anos das turmas de contraturno escolar de Educação Maker e do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE) do SESI/SENAI da Regional Oeste (Chapecó, Pinhalzinho e Xanxerê) participaram, no último sábado (03), do Torneio de Robótica Regional Oeste. A iniciativa foi do SESI/SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A programação contou com oficinas gratuitas do SESI Ciências, Matemática e Games e com o Torneio de Sumô de Robôs.
No período da manhã houve apresentação dos projetos dos times do FIRST LEGO League (FLL) e à tarde competição nas mesas. Participaram duas equipes de Chapecó, uma de Pinhalzinho e quatro de Xanxerê. A premiação ficou com as seguintes equipes: 1º Lugar – Tech Champ (Xanxerê); 2º Lugar – Bright Minds (Pinhalzinho); e 3º Lugar – Tec 19 (Xanxerê).
O objetivo do torneio foi selecionar os times que irão representar a região no torneio FIRST LEGO League na fase estadual, no mês de outubro, em Jaraguá do Sul. Participarão da fase estadual o primeiro e o segundo colocados.
De acordo com o gerente executivo regional do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto, a FIRST LEGO League não envolve apenas construir e competir com robôs. “O Projeto de Inovação é a oportunidade que a equipe tem para sentir como é ser um cientista, um inventor ou um engenheiro”. A temporada 2019/2020 foi batizada de City Shaper (Cidades Inteligentes) e proporciona aos estudantes o poder de ajudar a construir cidades cada vez melhores.
DESAFIO
O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada ano. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
Na avaliação do projeto, as equipes identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada; criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe); compartilham suas descobertas com outras pessoas; e apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes no Torneio de Robótica.

Veja também

Inscrições abertas para o Prêmio ACI OCESC de Jornalismo18/06/21   Profissionais de todo o Estado já podem separar reportagens feitas a partir de novembro de 2020 e providenciar a inscrição no primeiro prêmio ACI OCESC de Jornalismo. A iniciativa, criada para valorizar o trabalho dos jornalistas, foi lançada nesta semana em evento virtual com a presença dos jornalistas Yan Boechat e Ascânio Seleme. Os convidados contaram um......
Planejamento estratégico elenca potenciais turísticos em Maravilha22/07/20 Os três segmentos de turismo – rural, negócios/eventos e lazer – foram definidos como prioritários durante a elaboração do planejamento estratégico do setor no município de Maravilha, no extremo......

Voltar para (Blog)