Postado em 28 de Agosto de 2019 às 17h28

Vivenciar as diferenças pela percepção de uma pessoa com deficiência

Visitantes do estante da Unimed Chapecó sentem na pele formas de acessibilidade 

“Viva, sinta e sensibilize-se”. Com este tema a Unimed Chapecó promoveu ações no seu estande durante a terceira edição do Workshop Viva as Diferenças, nesta semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O objetivo foi proporcionar aos visitantes várias formas de acessibilidade com experiências, a exemplo do cadeirante, da deficiência cognitiva, do livro em braile e da interprete de libras.
Entre as atividades estiveram a campanha “Eu ajudo na lata” que proporcionou a doação de uma cadeira de rodas para uma instituição participante do evento, da roleta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que instigou boas atitudes no cotidiano em prol da sustentabilidade e entrega de brindes como estojos, nécessaire e lixeiras para carro produzidos com banners da cooperativa médica pelo Amorando. 
A assistente social da Unimed, Danielle Miguelis Morales, explicou que as atividades desenvolvidas no estante da cooperativa médica foram pensadas para que os participantes pudessem vivenciar as diferenças da percepção de uma pessoa com deficiência. “Essas ações mostram como devemos ser no dia a dia e sobre a necessidade de termos empatia, nos colocar no lugar do outro e, principalmente, respeitar suas diferenças”.
O gerente corporativo da Unimed, Evaldo Soares, fez uma alusão da atuação das cooperativas para o desenvolvimento das regiões em que atuam, bem como da sustentabilidade para enaltecer a contribuição desses diferentes olhares na sociedade. “A visão de cada pessoa, empresa, organização é singular e todo trabalho desenvolvido busca uma evolução, por isso essas diferenças movem o mundo”, analisou.
A cooperativa médica também participou do Desfile Inclusivo, com a apresentação de duas colaboradoras: Vanessa Fátima Felício e Laura Ribas.
ODS
Entre as metas globais estão: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; água potável e saneamento básico; energia pura e acessível; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades e ação contra mudanças globais do clima.           
VIVA AS DIFERENÇAS
A terceira edição do Workshop Viva as Diferenças reforçou o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da inclusão das pessoas com deficiência. A programação contemplou avanços da tecnologia assistiva e da legislação, práticas realizadas por empresas sobre inclusão no mercado de trabalho, desfile inclusivo, exposição de serviços, palestras e vivências.
Esta foi uma iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora a Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o patrocínio da Expresso São Miguel, Unimed e Unochapecó, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), BRSIS, COMDE e NSC TV. 
Também integraram a ação os expositores: CAPP, Chapecoense, Aldeia21, Faculdade Santa Rita, FCD, IFSC, Inclusão Eficiente, SENAC, SESC, Mesa Brasil, Uceff, Unoesc, Unopar, Uniodonto, Mundo Encantado Boneco de Pano, Estilo Verde, AMA, FACESC e FIESC. 

Veja também

Chapecó recebe a magia do Natal29/11/19 Os chapecoenses podem contar os dias para o Natal. A data especial e esperada pela grande maioria está próxima. O espírito natalino compareceu ainda no início do mês de novembro para cativas as pessoas. A magia, também, toma as ruas de Chapecó. Nesta sexta-feira (29), às 20 horas, na Praça Coronel Bertaso, ocorrerá a abertura oficial da......

Voltar para (Blog)