Postado em 19 de Setembro de 2019 às 17h13

VIII Congresso de Terapia Nutricional e IV Congresso de Terapia Intensiva: Equipe multidisciplinar assegura nutrição adequada aos pacientes

“O papel da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) no cuidado com o paciente” é o tema da palestra da médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges, neste sábado (21), das 8h às 8h50, durante o VIII Congresso de Terapia Nutricional e IV Congresso de Terapia Intensiva. O evento é promovido pela Unimed Chapecó e reúne médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, enfermeiros e estudantes dessas áreas, no Lang Palace Hotel.
Conforme a Resolução nº 63, de 6 de julho de 2000, a EMTN é constituída por médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissionais de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da terapia nutricional (TN). 
O médico coordenador da EMTN do Hospital Unimed Chapecó, Dr. João Baroncello, enaltece que a equipe multidisciplinar tem por finalidade monitorar e auxiliar o médico assistente na oferta das condições básicas ou complexas voltadas a manter o paciente nutrido. “Um paciente, adequadamente nutrido, tem menor probabilidade de infecções, o processo de cicatrização das feridas é mais rápido e, consequentemente, o tempo da internação é reduzido”, complementa.
Entre as competências da EMTN estão: criar mecanismos para o desenvolvimento das etapas de triagem e vigilância nutricional em regime hospitalar, ambulatorial e domiciliar, sistematizando uma metodologia capaz de identificar pacientes que necessitam de terapia nutricional; assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte e administração, controle clínico e laboratorial e avaliação final para obter os melhores resultados do procedimento e evitar riscos; além de capacitar os profissionais envolvidos com a aplicação do procedimento, por meio de programas de educação continuada, devidamente registrados.
Ainda entre as atribuições estão de estabelecer protocolos de avaliação nutricional, indicação, prescrição e acompanhamento da terapia de nutrição enteral (TNE); documentar todos os resultados do controle e da avaliação para manter a qualidade; e rever e atualizar regulamente as diretrizes e os procedimentos.
PROGRAMAÇÃO
A programação desta sexta-feira (20) inicia às 13h30 com a palestra “Paciente crítico: desafio no combate à desnutrição e reabilitação funcional” que será ministrada pela nutricionista Camila Prim. Na sequência, às 14h15, a fonoaudióloga Neyller Montoni abordará “A atuação do fonoaudiólogo na UTI”. Logo após, às 15h, terá a palestra “A atuação da equipe de enfermagem na terapia nutricional” com a enfermeira Fernanda Ramires Totti. Às 15h45 está previsto coffee break. As atividades serão retomadas às 16h15 com o “Simpósio Satélite: a importância do farmacêutico clínico no uso de antimicrobiano em pacientes críticos”, com o farmacêutico James Albiero. Das 17h às 19h haverá intervalo.
A solenidade de abertura dos congressos será realizada às 19 horas, seguida pela palestra “Preparo imunológico para paciente cirúrgico”, com a médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges. Na sequência, às 20h30, o médico de terapia nutricional Dr. João Wilney Franco Filho abordará “Nutrição parenteral suplementar, quando utilizar”. As atividades de sexta-feira encerram às 21h30 com coquetel de confraternização.
Neste sábado (21) as atividades iniciam às 8 horas com a palestra “O papel da EMTN no cuidado com o paciente”, que será abordada pela médica de terapia intensiva Dra. Alessandra Miguel Borges. Em seguida, às 8h50, o médico de terapia nutricional Dr. João Wilney Franco Filho, explanará sobre “Adequação protéico – calórica na UTI”. Às 9h40 está previsto coffee break.
As atividades no sábado serão retomas às 10 horas com a palestra sobre “Terapia nutricional em pediatria” abordada pela médica pediatra Dra. Mônica Chang Wayhs. Para finalizar a programação, às 10h50, a nutricionista Vanessa Ramis Figueira explanará sobre “O papel da nutrição na garantia da oferta nutricional e prevenção de eventos adversos”.

Veja também

Voltar para (Blog)