Postado em 15 de Abril de 2019 às 17h50

Unimed Chapecó disponibiliza protetor solar gratuitamente aos torcedores da Chapecoense

Iniciativa fez parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde celebrado em abril e visou mostrar a importância da proteção do sol para a saúde. 

Considerado o mais frequente no Brasil de acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele tem entre os principais fatores de risco a exposição solar sem proteção adequada. Por isso, o protetor solar virou um item obrigatório no dia a dia das pessoas. Mas, apesar da facilidade atual de acesso às informações, será que todas as pessoas estão conscientes sobre a importância do uso de protetor solar?  
Para incentivar as pessoas a utilizarem filtro solar de forma adequada, a Unimed Chapecó disponibilizou totens com o produto nos portões da Arena Condá, durante o jogo entre a Associação Chapecoense de Futebol e o Figueirense no último domingo (14). A iniciativa foi uma das ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde celebrado em 7 de abril e contou com o apoio da Farmácia São Rafael.
As reações do público foram as mais diversas. Alguns passavam direto pelo totem, outros elogiavam a iniciativa e diziam que já haviam usado filtro solar antes de sair de casa, mas os momentos de destaques foram para os que pararam e aproveitaram a oportunidade para se proteger do sol. O jogo contou com a participação de quase seis mil torcedores. Destas, cerca de cem pessoas fizeram uso do protetor solar. Embora o número não seja expressivo, demonstrou que há preocupação com o cuidado à saúde.   
Rafael de Oliveira Ramos é servente de obra e foi um dos primeiros a parar no totem do Portão das arquibancadas cobertas para cuidar da pele. “Quando estou trabalhando uso duas vezes ao dia. É obrigatório e já se tornou um hábito. Gostei bastante da iniciativa da Unimed, pois o uso de protetor é fundamental para prevenir o câncer de pele e, muitas vezes, as pessoas não se dão conta disso”.
O auxiliar de rampa Alison Lazaretti e a estudante Catiane Pereira comentaram que costumam usar protetor solar quando vão assistir os jogos da Chape, porém desta vez não haviam utilizado. “Achei a ação bem interessante para conscientizar tanto os adultos quanto as crianças”, destacou Alison. Aline complementou que a iniciativa foi fundamental não somente para conscientizar como também para proteger os torcedores das consequências que a exposição solar traz à pele. “Nós costumamos usar filtro solar, mas hoje acabamos não passando e se não tivéssemos essa oportunidade, iríamos nos queimar”, finalizou Catiane.
A coordenadora de Mercado e Marketing da Unimed Chapecó, Marlise Iloira Gürtler realçou que a intenção foi incentivar o uso do protetor, mas também avaliar a reação do público e perceber se as pessoas estão conscientes da importância do seu uso. “Observamos que muitos não utilizaram o produto, mas sabemos que alguns já têm o hábito de passar protetor antes de sair de casa. Também há os não têm consciência sobre a real importância de se proteger do sol, não somente para prevenir o câncer de pele como para prevenção de queimaduras e do envelhecimento precoce. Mas ficamos felizes por observar que muitas pararam e fizeram um bom uso do produto, não somente no rosto como também nos braços e pernas. Isso nos motiva a continuar desenvolvendo ações para incentivar a saúde e a qualidade de vida da população”.
Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Unimed Chapecó também realizou ações para incentivar a prática da atividade física, visita dos jogadores da Associação Chapecoense de Futebol, Bruno Pacheco e Jackson Follmann, que levaram alegria e descontração para cinco pacientes internados em longa permanência no Hospital Unimed Chapecó e ação no Laboratório Unimed Chapecó visando oportunizar uma escolha saudável aos pacientes que foram coletar exames. 

Veja também

Núcleo de Comércio Exterior planeja biênio com diretoria da ACIC 15/02 O Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC pautou os próximos meses de trabalho com a nova diretoria, abrir novas possibilidades de relações internacionais para as empresas de Chapecó e......

Voltar para (Blog)