Postado em 19 de Junho de 2019 às 16h24

Sustentabilidade: pequenas ações que fazem a diferença

Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade reconhece iniciativas sustentáveis de empresas chapecoenses

Usar matérias-primas com menor impacto ambiental, recolher material reciclável e encaminhar para destinação correta e fazer compostagem. Essas são algumas ações que podem ser realizadas por pessoas e empresas que buscam praticar ações sustentáveis. Trazer sustentabilidade para o dia a dia não demanda grandes mudanças, mas algumas novas escolhas que precisam ser incorporadas na cultura empresarial.
Associada à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e integrante do Núcleo de Sustentabilidade da entidade, a Estilo Verde – Moda Sustentável nasceu em 2017 e tem como propósito ser referência de sustentabilidade em Chapecó e região. “Somos uma loja e marca próprias de vestuário e acessórios produzidos com matéria-prima de menor impacto ambiental. Tudo que produzimos ou comercializamos tem matéria-prima sustentável e diferenciada. Os móveis e decoração da loja foram pensados dentro desses parâmetros. Também possuímos uma gama de produtos alinhados ao movimento Lixo Zero, da prefeitura de Chapecó, e trabalhamos em prol da adequada separação dos resíduos e consumo consciente”, relata a bióloga e empreendedora Marina Petzen.
Para fabricação das roupas, a empresa usa algodão orgânico e reciclado e fibra de garrafa pet. “Além de produzir e comercializar com menor impacto ambiental, buscamos conscientizar sobre boas escolhas de consumo, ou seja, não comprar além do necessário. Por isso, não fazemos promoções e outras ações de estímulo ao consumo”, conta Marina. A empresa também mantém parcerias locais para vendas de produtos alinhados com a sustentabilidade.
Paralelo a isso, a empreendedora promove e incentiva pequenas ações: possui uma composteira na loja para descarte de materiais orgânicos, recolhe e encaminha para correta destinação eletrônicos, pilhas e baterias. Outra iniciativa é o recolhimento de tampas, lacres e caixas de leite que são destinados para projetos sociais de Chapecó. Um dos parceiros para isso é o Moeda Verde, um aplicativo que recompensa pessoas e empresas por adotar hábitos que transformam a comunidade em um ambiente mais sustentável. No APP é possível acumular pontos e trocar por produtos.
Marina enfatiza que busca passar para os clientes, familiares e amigos a importância das pequenas ações. “O simples fato de separar os nossos resíduos tem um peso enorme na sociedade. No caso de empresas, elas são referência para mudanças de comportamento e podem ensinar, contribuindo para melhorar a cidade e região onde estão inseridas”, complementa acrescentando que para quem ainda não tem práticas sustentáveis, a sugestão é buscar parcerias e inspirações.
RECONHECIMENTO
Para reconhecer as empresas e entidades associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis a entidade, por meio do Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com a Unochapecó, promove a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. As inscrições estão abertas até o dia 22 de junho e podem ser feitasexclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico que está disponível no site www.acichapeco.com.br/sustentabilidade. Confira detalhes sobre como participar.
As inscrições devem ser efetuadas de acordo com a ênfase em cada dimensão da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian, explica que qualquer empresa associada ou nucleada à ACIC pode participar, com a escolha de apenas uma das dimensões da sustentabilidade. O relato deve indicar de que maneira a dimensão da prática de sustentabilidade é incorporada na empresa. Outro aspecto a ser observado na inscrição é o porte da empresa: micro e pequena, média e grande.
A homologação das inscrições será no dia 28 de junho, a apuração dos resultados no dia 22 de julho e a entrega da premiação será em evento no dia 29 de agosto. Mais informações com os integrantes do Núcleo de Sustentabilidade ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos3@acichapeco.com.br

Veja também

CDL sugere horários de atendimento aos lojistas para o fim de ano 30/11/23 Com uma grandiosa programação natalina oferecida à população, o comércio regional promete ser movimentado neste fim de ano. Com base no Decreto Municipal nº 3.390, de 30 de novembro de 1993, que estabelece......

Voltar para (Blog)