Postado em 16 de Outubro de 2019 às 16h46

Smart Rádio: Controles financeiros auxiliam na gestão eficaz das emissoras

A empresa realiza a gestão com controles e análises financeiras? A formação do preço de dos serviços considera custo e posição de mercado? A organização estabelece indicadores de desempenho financeiro e econômico? Esses foram alguns dos questionamentos realizados no encontro, desta semana, do Programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios, uma parceria entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sebrae/SC. Neste encontro o tema foi “Gestão financeira – intermediário” e ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). 
O consultor credenciado ao Sebrae/SC Rafael Watte apresentou procedimentos indispensáveis para realizar uma boa gestão financeira e a utilização de planilhas que permitem o controle da movimentação dos recursos da empresa e da apuração do resultado com seus indicadores de desempenho. “Realizamos um levantamento sobre os pontos fortes e fracos da gestão financeira das rádios participantes da capacitação, abordando todos os aspectos financeiros, desde o caixa até margem de lucro, prontos de equilíbrio e indicadores financeiros, pois os dados são utilizados para o planejamento e para tomadas de decisões”, explicou.
Watte ressaltou que os profissionais das emissoras de rádio se comprometeram com a capacitação e reconheceram os pontos que requerem ajustes. “Finalizamos os encontros com os indicadores de lucratividade e rentabilidade, porque muitas rádios investiram elevados montantes no processo de conversão da AM para FM e isso integra o custo da empresa. Além disso, os gestores precisam saber quanto tempo levará para ter esse retorno financeiro. Pensando nisso, os participantes calcularam os custos das emissoras para ter uma ampla visão de todo o processo”, destacou.
O diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares Amorim, enfatizou a importância dessa iniciativa voltada a promover a capacitação dos radiodifusores, empresários e funcionários das emissoras de rádio e auxiliar no fortalecimento dessas empresas. “A intenção é oportunizar momentos para aperfeiçoar os profissionais do segmento, trocar ideias e esclarecer dúvidas com os consultores credenciados ao Sebrae/SC, conforme a temática de cada encontro”, explicou.
Amorim comentou que, muitas vezes, o radiodifusor tem a expertise do negócio de maneira central, do funcionamento e da programação jornalística e musical, porém precisa aprimorar conhecimentos específicos. “A liquidez nas empresas é extremamente relevante, porque às vezes a parte operacional vai muito bem, mas a gestão financeira requer mais atenção para otimizar os recursos disponíveis. Por isso, dentro do Programa Smart Rádio, ou seja, rádio inteligente, precisamos olhar para a área financeira e desenvolver estratégias para operar de maneira eficiente”, complementou.
O diretor da rádio Belos FM de Seara, Clelio Dal Piaz, observou que o conteúdo foi muito útil, objetivo e de fácil aplicação. “Em nossa emissora contribuirá para a melhoria da gestão financeira e também auxiliará na formação dos preços, que imagino que seja um assunto deficitário na maioria das rádios. Sabemos que gerar recursos é um desafio, por isso precisamos otimizá-lo”, comentou.
Na próxima semana iniciam as consultorias individualizadas com um total de 20 horas em cada rádio, conforme cronograma que será executado de outubro de 2019 a fevereiro de 2020.
PROGRAMA
O Smart Rádio é um programa elaborado de maneira personalizada para atender as temáticas levantadas na pesquisa, com assuntos relacionados à gestão empresarial, os aspectos técnicos e de inovação. A iniciativa tem duração de 18 meses e sua metodologia inclui: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. O programa é desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Criciúma. Na região Oeste participam 17 emissoras de rádio. 

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