Postado em 13 de Setembro de 2019 às 17h30

Senar/SC promove curso piloto sobre contratação correta e segura de mão de obra na propriedade

Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de produtores rurais quanto a forma adequada de contratação segura de mão de obra em suas propriedades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove a turma piloto “Contratação Correta e Segura de Mão de Obra na Propriedade Rural”. O treinamento será realizado na próxima terça-feira (17), das 8h às 17 horas, no Centro de Múltiplo Uso do município de Irineópolis na região Norte do Estado. Participam 12 produtores rurais integrados da empresa.
Estarão presentes no evento o presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol; a supervisora da Região Norte do Senar/SC, Carine Weiss e o assessor jurídico da Faesc Clemerson José Argenton Pedrozo. Também comparecerá o orientador agrícola da Souza Cruz, Gilmar Schwetler e a analista de treinamento para produção agrícola da empresa, Ana Carolina Neu.
         O assessor jurídico destaca a importância da contratação de mão de obra nas propriedades rurais. “O número de filhos por família no Brasil vem diminuindo de forma gradativa nas últimas décadas, chegando a um ponto em que a contratação de trabalhadores se faz mais do que necessária para o meio rural. É exatamente com o intuito de capacitar os produtores a tomar as melhores decisões neste processo, que o Senar/SC promove esse novo treinamento ” explica.
De acordo com Carine, a capacitação foi demandada pela empresa de Tabaco Souza Cruz, para os produtores de fumo integrados dos Estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Todo o material do curso foi desenvolvido pelo Senar/RS com o apoio da Souza Cruz. Inclusive recentemente foi realizado uma turma piloto em Gramado Xavier, no Estado gaúcho, onde obtivemos ótimos resultados”, comenta.
O prestador de serviço em instrutoria Valdir Airton Ramthum abordará os seguintes temas: contratação de mão de obra rural; empregador rural/empregado rural; tipos de contrato de trabalho; jornada de trabalho; rescisão do contrato; contratação de autônomo; segurado especial; regime de economia familiar e parceria agrícola. Também serão abordados assuntos como o arrendamento rural; sistema de troca de dias; normas regulamentadoras; responsabilidades do empregador e do empregado; incidente, acidente e doença do trabalho; medidas de proteção e ergonomia.
O conteúdo programático também é composto por o meio ambiente; trabalho com agrotóxicos; ferramentas manuais, animais e máquinas e implementos agrícolas; instalações/ o Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador (SESTR) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CIPA).
INSTRUTOR
Ramthum é administrador e especialista em direito tributário, tem MBA em programas e projetos, também é professor titular de ensino superior na graduação e pós-graduação nos cursos de Administração e Direito. Tem experiência em consultorias com ênfase em gestão de empresas e agronegócios. Atua principalmente nas áreas de empreendedorismo e plano de negócios, sustentabilidade, gestão de pessoas e gestão financeira.

Veja também

Voltar para (Blog)