Postado em 21 de Junho de 2019 às 14h43

Segurança: não caia nessa

Imagine a seguinte situação: um paciente é transportado no ambiente hospitalar e sofre uma queda da maca ou cadeira de rodas. A situação pode parecer absurda, mas, pode ocorrer, principalmente, em pacientes que apresentam maior risco de quedas. Caracteriza-se como evento toda e qualquer queda que ocorre no ambiente hospitalar. Segunda-feira, dia 24 de junho, é voltado ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, que são classificadas de acordo com o dano: sem dano, dano leve, dano moderado, e dano grave.
“Quando ocorre uma queda, abre-se uma notificação e, a partir disso, é feita a investigação, ou seja, olhado para todo o processo para evidenciar quais as falhas que levaram o paciente a cair. Identificado isso, é realizado e implementado planos de melhorias”, salienta e enfermeira Jussara Spagnol, do Núcleo de Segurança Assistencial e Qualidade em Saúde (NSA-NQS) do Hospital Unimed Chapecó.
A enfermeira complementa ao explicar que a partir do dano moderado e grave medidas adicionais de tratamento são necessárias para repará-lo, aumentado assim o tempo de hospitalização para o paciente e, por vezes, gerando outros riscos. Além de capacitar a equipe de enfermagem, as quedas podem ser evitadas com ações e orientações ao paciente e familiares e que de fato sejam cumpridas para evitar o evento. “Um exemplo, é chamar a equipe sempre que o paciente precisar sair do leito, manter a grade da cama elevada, entre outros,”, complementa a enfermeira.
Riscos
Os pacientes mais suscetíveis de queda são: idosos, crianças e pacientes submetidos a procedimentos nos quais são utilizadas medicações que alteram o estado de vigília e o uso de dispositivos médicos. O Hospital Unimed Chapecó tem implantado, desde 2012, o protocolo de queda. Em toda admissão de paciente, os enfermeiros fazem a sistematização da assistência de enfermagem e, frente ao risco, são adotadas medidas de prevenção por todas as equipes: enfermagem, farmácia, fisioterapia, higienização e nutrição.
O protocolo de prevenção de quedas do Hospital Unimed Chapecó prevê, entre outras, as seguintes ações:
Manter grades do leito elevadas e rodas travadas;
Auxiliar na deambulação;
Substituir o uso de bengalas e muletas por andadores;
Manter piso seco;
Não utilizar tapetes e panos;
Realizar rondas de segurança a cada 2 horas para verificar se as medidas de prevenção instituídas de fato estão sendo cumpridas.
Texto Andressa Recchia/Unimed Chapecó 

Veja também

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021 tem 23 cooperativas catarinenses inscritas13/07/21 Desenvolver a autogestão das cooperativas é o objetivo principal do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). A edição de 2021 conta com 23 cooperativas catarinenses. Delas, 15 cooperativas são do ramo crédito; três do ramo saúde; três do ramo......

Voltar para (Blog)