Postado em 03 de Outubro de 2019 às 16h58

Sala do Empreendedor de Concórdia contribui no fortalecimento de negócios locais

O fomento da diversidade econômica e o aprimoramento de microempreendedores individuais (MEIs) ou futuros empreendedores embasaram as ações da Sala do Empreendedor de Concórdia, iniciativa que integra o Programa Cidade Empreendedora executado pelo poder público municipal e pelo Sebrae/SC. Entre as recentes atividades desenvolvidas estão a consultoria de marketing e vendas e a oficina “Sei agir de maneira empreendedora”. Também está em andamento o projeto “Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs)”.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Concórdia, Wagner Simioni, enalteceu a atuação da Sala do Empreendedor que está estruturada para o atendimento dos MEIs, seja com orientações ou capacitações gratuitas para que eles compreendam a importância que exercem na economia local. “O Programa Cidade Empreendedora tem proporcionado ações de fomento da gestão municipal, promovido o empreendedorismo e o desenvolvimento local”, analisou.
Para a auxiliar na definição de ações estratégicas foi realizada consultoria de oito horas sobre marketing e vendas. De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC Maristela Neves o empresário precisa compreender que é necessário estar constantemente evoluindo para acompanhar a demanda do mercado e ser capaz de antecipar o futuro, pois o cliente está cada vez mais exigente e busca excelência em atendimento e qualidade dos produtos e/ou serviços.
O proprietário da Sopa de Brócolis: Caricaturas e Ilustrações Criativas, Cassiano Pozza, ressaltou que a consultoria do Sebrae/SC contribuiu para a tomada de decisão assertiva e para construção de uma visão segura sobre o seu negócio. “São ensinamentos importantes que possibilitam um olhar diferenciado sobre o que realizamos, o que almejamos e as possibilidades de crescimento. O próximo passo é colocar todo o conhecimento em prática, o que resultará em processo construtivo e prazeroso”, observou. Atualmente o trabalho de Pozza é comercializado, principalmente, pela internet por intermédio de seu site (www.sopadebrocolis.com.br), pela página no Facebook (https://www.facebook.com/sdebrocolis/) e pelo Instagram (@pozzacassiano). Sua intenção é montar uma Kombi que será utilizada para fazer caricaturas e ilustrações de maneira itinerante.
A oficina “Como agir de maneira empreendedora” foi conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrar/SC Jaime Folle, que apresentou aos 17 haitianos as características do comportamento empreendedor para o sucesso do negócio. “O enfoque foi a busca por oportunidades, os desafios que podem ser encontrados durante a atividade e a grandeza de ser um empreendedor. Pode ser difícil no início, principalmente para os estrangeiros, mas posteriormente vem os louros de uma vitória”, comentou.
Folle motivou os participantes a refletirem sobre atitudes empreendedoras praticadas no cotidiano, sobre a importância de assumir a responsabilidade por suas decisões, de estabelecer metas claras e objetivas, com definição de prazos para serem executadas. “Os fatores de sucesso estão relacionados ao atendimento, ao preço de produtos e serviços, a qualidade e a novidade”, complementou.
Em Concórdia, também continuam as ações do projeto “Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs)”, que está no sexto encontro do total de 11. A iniciativa visa o desenvolvimento profissional e pessoal de cada MEI, com soluções voltadas ao aprimoramento do negócio e, consequentemente, da renda do empreendedor.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/SC e gestora local do Cidade Empreendedora, Carolini Demerterko, o trabalho desenvolvimento em Concórdia está voltado a proporcionar aos empreendedores a compreensão do cenário que envolve os negócios com um olhar diferenciado sobre as necessidades dos clientes. “Ao fortalecer a atuação dos MEIs ocorre também o estímulo ao desenvolvimento econômico local, que é o propósito do programa Cidade Empreendedora”, observou.

Veja também

Voltar para (Blog)