Postado em 15 de Outubro de 2019 às 17h13

Risco de AVC aumenta ao longo da vida aumenta

Unimed Chapecó promove caminhada para conscientizar sobre a importância da prevenção

Uma em cada quatro pessoas terá um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida, sendo que a prevenção pode evitar 90% dos casos. Além disso, o reconhecimento dos sinais de alerta da doença aliado ao rápido tratamento de urgência reduz a possibilidade de sequelas, aponta análise recente da WSO sobre o ônus global da doença.
Para conscientizar a população chapecoense sobre a importância da prevenção e também para alertar sobre o risco da doença a Unimed Chapecó promove uma caminhada no sábado (26) a partir das 9 horas, com saída  em frente à Prefeitura até o Calçadão da rua Benjamin Constant.
A ação integra a campanha mundial de 2019 “Don’t be the One” (Não Deixe que Seja Você) que será realizada no Brasil no período de 26 de outubro a 3 de novembro. Na terça-feira (29) é o Dia Mundial do AVC, que mostra como vidas podem ser mudadas em um instante e apresenta os impactos devastadores da doença.
Entre os principais fatores que contribuem para o risco de AVC estão hipertensão arterial, aumento dos níveis de colesterol, diabetes, doenças do coração, obesidade, alimentação com altos teores de gordura e estresse. Segundo a neurologista Dra. Cristiane Camargo os riscos podem ser minimizados com a redução do consumo de sal, de gorduras e do álcool, com hábitos alimentares saudáveis, realização de atividade física regular, controle do peso e um estilo de vida menos estressante. “Como prevenção oriento a escolha de um esporte que dê prazer com a definição de uma programação semanal de treinos. Também é importante encontrar o bem-estar mental, pois o nervosismo constante aliado as alterações circulatórias podem resultar em uma pane cerebral, por isso é necessário descansar e se desligar das situações do dia a dia”, comentou.
Conforme Dra. Cristiane para socorrer um paciente de AVC é preciso ficar atento aos sinais, como perda de força ou dormência nos membros, dificuldade para enxergar ou se comunicar, tontura, falta de equilíbrio e dor de cabeça súbita e insuportável. “Ao identificar esses sinais é preciso ligar imediatamente para o serviço de emergência, pois quanto mais rápido o atendimento menor as possibilidades de sequelas graves ou de óbito”.
O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira de incapacidade, podendo acontecer para qualquer pessoa, indiferente de idade, afetando paciente, familiares e amigos. A cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente existem 80 milhões de sobreviventes de um AVC.
CAMPANHA
O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre o risco individual de AVC e informar as pessoas sobre medidas de prevenção que podem salvar vidas. Também será divulgado o “Riscômetro de AVC” como uma ferramenta para avaliar fatores de risco individual da doença. As pessoas serão encorajadas a realizar a própria avaliação, a compartilhar o aplicativo nas redes sociais e marcar amigos. Se uma pessoa que for marcada fizer o download e usar o aplicativo, ela terá acesso gratuito a um upgrade do aplicativo que ajudará a tomar medidas adequadas para reduzir o risco da doença. 

Veja também

Apesar da pandemia, cooperativas de SC têm surpreendente crescimento28/06/21   O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado há 99 anos em todos os continentes no primeiro sábado do mês de julho (neste ano, em 03 de julho). Santa Catarina tem sólidos motivos para comemorar essa data. Com receita operacional bruta de R$ 49,8 bilhões, as cooperativas de todos os ramos deram importante contribuição ao desenvolvimento......
CDL integra novos associados em Chapecó04/03/20 Café de boas-vindas acolheu novas empresas e apresentou estrutura da entidade ...

Voltar para (Blog)