Postado em 10 de Maio de 2019 às 16h21

Quem não souber lidar com as pessoas não terá lugar no mercado de trabalho

Pesquisas indicam que conquistar um novo cliente custa sete vezes mais que fidelizar um que já está na carteira da empresa. Porém, com a concorrência cada vez mais acirrada, é fundamental que o consumidor tenha sucesso na resolução dos seus problemas. Para que o negócio prospere, deve-se estabelecer relações de parceria e confiabilidade com os clientes, fidelizando desde o primeiro momento. Num mundo com diferentes personalidades, é necessário adequar a linguagem a cada tipo de pessoa, para que possa ser interpretada de forma correta e, dessa maneira, a empresa poder projetar uma imagem de sucesso.
Para contribuir com os profissionais nesse processo, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ofereceu, nesta semana, o curso “Comunicação e relacionamento com foco no cliente”, com a facilitadora Rita de Cássia Venturini. Graduada em Administração de Empresas, Rita tem MBA em Gestão de Pessoas e é consultora com experiência há mais de 20 anos em atendimento ao público, vendas e liderança de equipes.
De acordo com Rita, fala-se muito em foco nos resultados, mas o precisa ser trabalhado é o cliente. “No curso, abordamos as formas de comunicação, as situações difíceis com as pessoas, como isso influencia no atendimento, quais serão os resultados com mudança de comportamento, entre outros aspectos”.
Focalizar nas pessoas é essencial, seja nos clientes ou nos colaboradores. “As empresas têm dificuldades para contratar porque hoje o que se quer são pessoas que gostem de pessoas, que desenvolvam empatia no atendimento. Às vezes os profissionais são contratados pela parte técnica e são demitidos pelas comportamentais, quando na verdade o caminho tem que ser inverso: a parte técnica não precisa ser a mais desenvolvida, pois podem ser feitos treinamentos, mas a parte comportamental, se não for adequada, a empresa terá muita dificuldade. Acredito que precisamos ter um olhar mais atento às pessoas e provocar uma mudança de comportamento porque no futuro quem não souber lidar com as pessoas não terá lugar no mercado de trabalho”, salientou Rita.
A consultora de seguros da Certa Corretora de Seguros, Ines Peretti, disse que sempre que a ACIC divulga os cursos procura analisar e participar. “Neles consigo me aprimorar como profissional e também como pessoa. Conhecimento e novas técnicas facilitam o trabalho do dia a dia. A sociedade hoje é composta de muita adversidade, precisamos buscar foco, conhecimento e boa comunicação, interagindo com pessoas de diversos segmentos, aumentando nossa rede de relacionamentos, abrindo caminhos para novos negócios e, assim, trabalhar com mais segurança”.
Na avaliação da auxiliar administrativo da Audaz corretora de seguros, Karina Moresco, o curso foi excelente. “Foi além das minhas expectativas. Eu esperava que fosse mais teórico, mas foi muito dinâmico. A palestrante não ficou limitada na abordagem teórica, trouxe exemplos reais, situações que vivenciamos diariamente e apresentou cases. Isso facilita o entendimento do conteúdo. Eu participei para reciclar e buscar novos conhecimentos. Nos cursos sempre aprendemos algo novo, trocamos experiências e conhecemos pessoas. Para mim, o que mais impactou é a maneira de abordagem ao cliente. Discutimos que cada um tem uma personalidade e a forma de me comunicar com o cliente é a principal lição que levo para o meu dia a dia”.
Ao buscarem um produto ou serviço, os clientes esperam encontrar um facilitador, alguém que tenha empatia pelos seus problemas e que ajude a resolvê-los. Por isso, Rita comentou sobre as principais características do profissional de vendas: deve ser um bom comunicador, conhecer o produto ou serviço, saber analisar o perfil das pessoas e desenvolver empatia. “Esses são aspectos básicos, mas a comunicação vem em primeiro lugar”, avaliou a facilitadora do curso.

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