Postado em 08 de Julho de 2019 às 17h13

Programa Saúde da Mulher Rural atende produtoras em Orleans

Iniciativa é do Sistema Faesc/Senar 

Com o objetivo de gerar oportunidades de educação e prevenção do câncer do colo do útero, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das mulheres do meio rural por meio da prevenção de doenças, o Programa Saúde da Mulher Rural chega ao município de Orleans, no Sul do Estado. O evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), ocorrerá nesta quarta-feira (10), das 8h às 13h, no Salão Comunitário de Rio Belo.
A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural de Orleans e da Secretaria de Saúde do Município. As atividades serão gratuitas e a expectativa é receber cerca de 150 mulheres do meio rural. A supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira da Rosa acompanhará o evento.
 “As orientações repassadas são importantes na conscientização sobre os cuidados com a nossa saúde da mulher. No dia a dia do trabalho no campo, muitas vezes, elas não separam tempo para dedicar-se aos cuidados pessoais. A intenção desses momentos é possibilitar reflexão e autocuidado”, explica a coordenadora estadual do programa, Gisele Kraieski Knabben.
Durante o programa serão realizados exames Papanicolau e desenvolvidas atividades com o foco na prevenção. “Buscamos sensibilizar e conscientizar as mulheres do meio rural sobre a importância da prevenção de doenças, por meio de palestras sobre saúde preventiva, com foco no câncer do colo do útero”, enfatiza o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a missão do Sistema é alertar as mulheres com relação a incidência do câncer entre as mulheres do meio rural. Para isso é necessário alertá-las com relação ao diagnóstico precoce das doenças uma vez que, quanto antes for identificada, mais tranquilo e exitoso é o tratamento. “Geramos momentos de educação e prevenção, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitudes favorecendo melhor qualidade de vida”.

Veja também

IFC 2019 : O Brasil está preparado para a aquicultura 4.0?16/08/19 O Brasil está preparado para a aquicultura 4.0? Este é um dos importantes temas que compõem a programação do Internacional Fish Congress, no dia 19 de setembro...

Voltar para (Blog)