Postado em 15 de Agosto de 2019 às 17h31

Programa Cidade Empreendedora qualifica microempreendedores em Chapecó

Atividades de apoio e de qualificação aos microempreendedores individuais (MEIs) marcaram o mês de julho em Chapecó. As ações integram o ciclo II do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura com o apoio do Sebrae/SC. A iniciativa foca na criação de ambiente favorável aos negócios e outros aspectos voltados à ampliação da competitividade das empresas e ao incentivo do crescimento econômico e social da região.
No mês de julho foram realizadas oficinas, junto com a Sala do Empreendedor, no Centro de Cultura e Eventos. Os temas abrangeram “Whatssapp Business”, “Instagram para empreendedores” e “Facebook como ferramenta de vendas”. “As capacitações tiveram uma ótima participação de empreendedores e empresários que buscavam soluções para expandir seus negócios”, destaca a analista técnica do Sebrae/SC e gestora local do Cidade Empreendedora, Carolini Demerterko.
Outra ação da Sala do Empreendedor foi o planejamento da Sala Itinerante, que será realizada no mês de novembro, junto com a Feira do Empreendedor. O evento visa fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios e estimula o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. Carolini enaltece que a ação é marcante por viabilizar que os negócios possam ser reinventados e adequados para atender as necessidades de mercado e por estimular o empreendedorismo.
COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Para acompanhar a adequação dos processos licitatórios à legislação ocorreu, no mês de julho, reunião com o setor de licitações da prefeitura para a elaboração de um planejamento de desenvolvimento e aprimoramento dos editais do município. Também foi realizado o acompanhamento das melhorias propostas com base na regulamentação dos benefícios para as MPES.
Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar foi realizada reunião com a Secretaria da Educação e da Agricultura para elaborar um plano de ação que visa acompanhar as atividades e o desenvolvimento do setor.
“Todas essas ações reforçam a posição de Chapecó como uma das cidades que mais se desenvolve em Santa Catarina. Por isso além do que já realizamos, estamos planejando novas estratégias para obtermos um crescimento sustentável”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Ernani Sander.
CIDADE EMPREENDEDORA
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o programa permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Um diferencial do programa é que a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre os diferentes atores locais, com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais pensam e estruturam o desenvolvimento econômico desejado para o município.

Veja também

Agende-se: Em live nesta quinta, FIESC lança novo portal do Observatório17/02/21 Detalhes da plataforma serão apresentados, às 14h30, com transmissão pelo canal da FIESC no YouTube. A ferramenta passou por uma reestruturação, ganhou novas funcionalidades e permite ao usuário navegar com mais facilidade. Na parte de conteúdo, agregou novas informações e análises sobre economia industrial....
Aurora Alimentos completa 50 anos08/04/19 A Cooperativa Central Aurora Alimentos – o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil – chegou aos 50 anos de fundação com uma marca formidável: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de......

Voltar para (Blog)