Postado em 24 de Julho de 2019 às 17h25

Palma Sola consolida ações de promoção do Desenvolvimento Econômico

Estruturar e desenvolver medidas para potencializar o crescimento socioeconômico com a aplicação de soluções para atender demandas de promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento local. Com esse foco, a Prefeitura de Palma Sola, Estremo Oeste catarinense, lançou no mês de janeiro com a parceria do Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora.
A iniciativa trabalha os seguintes eixos: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Crescendo Empreendendo; Planejamento Estratégico para Gestão Municipal; Atores do Desenvolvimento; Levantamento de Oportunidades; Município em Números.
Até o momento várias ações foram realizadas como capacitações com toda a equipe administrativa visando a desburocratização; curso com os professores da rede municipal para prepará-los para atuar em sala de aula com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), além da aplicação do programa aos alunos do 1° ao 5° ano com várias atividades que visam estimular comportamentos empreendedores entre as crianças, incentivando-as à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
Também foi criada a Sala do Empreendedor – espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários promovendo auxílio em aspectos burocráticos, além de agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município como capacitações e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a formalização de negócios. Até o momento 13 empresários receberam consultorias individuais de especialistas do Sebrae para melhorar o setor de compras governamentais.
Nessa semana foram realizadas mais seis consultorias individuais com empreendedores. Outra ação tem foco para incentivar o desenvolvimento do turismo no município. Com isso, a administração pública está organizando uma comitiva de empreendedores e empresários para participar de um encontro de negócios voltado ao turismo regional na cidade de Tunápolis, no mês de agosto. Também estão sendo realizadas ações para o desenvolvimento econômico no campo. Entre elas, estão as reuniões com os feirantes do município que objetivam incentivá-los a diversificar suas produções de hortaliças na busca de atender mais produtores.
O gerente regional do Sebrae/SC Extremo Oeste, Udo Trennepohl, ressalta que até o fim do programa diversas soluções serão aplicadas e executadas. “As atividades começaram com iniciativas para promover a melhoria da gestão pública e seguem com ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. Palma Sola é um município que valoriza a inovação e temos a certeza que os resultados serão excelentes”.
Segundo o prefeito Cleomar Mantelli, o município trabalha com o objetivo de chegar em 2025 como uma das 100 cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina. 

Veja também

Secretaria da Agricultura alerta sobre golpe aplicado em prefeituras29/10/21 Nota em forma de spot: https://we.tl/t-yah97TkARh   A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural tomou conhecimento de um novo golpe que vem sendo aplicado aos prefeitos e secretários municipais de Santa......

Voltar para (Blog)