Postado em 18 de Junho de 2019 às 17h23

Osteoporose requer tratamento multifatorial

Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose é mais comum nos idosos e é responsável por aumentar consideravelmente o índice de fraturas. A doença possui duas formas clássicas: a fisiológica ou primária que surge por conta de um processo natural do envelhecimento e a secundária, geralmente causada por outras enfermidades.
Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, a osteoporose deve ser abordada de maneira multifatorial, ou seja, com a combinação de vários fatores para obter o resultado esperado. “Não adianta apenas uma medicação, é preciso adotar outras medidas para repor o mineral que está faltando. Ao contrário do que muitos pensam, a patologia não é causada por falta de ingestão de cálcio, mas sim pela perda dele e falta de iniciativas que possibilitem sua fixação ao osso”.
Reichmann destaca que o cálcio isolado traz mais malefícios do que benefícios à saúde. “Esse cálcio isolado não tem uma inteligência própria para saber que precisa ir até os ossos e dentes e lá permanecer. Se a pessoa ingerir somente o cálcio ele vai ficar nas artérias, o que diminuirá a longevidade”.
Portanto, o tratamento da osteoporose consiste em algumas substâncias que devem ser utilizadas junto com o cálcio para que ele seja fixado ao osso. “Precisamos de cofatores que o conduzam até os ossos. A vitamina D3 que aumenta sua absorção no intestino, a K2 MK7 que o leva aos ossos e dentes e, junto com o magnésio, provoca uma reação química que estimulará algumas proteínas, fazendo com que o cálcio fique acumulado nos ossos e dentes”.
Reichmann complementa, ainda, que a osteocalcina - proteína não-colagenosa encontrada no osso e na dentina - fará com que o cálcio fique acumulado nos ossos e dentes. “Por último e não menos importante está a atividade física que é fundamental para que ocorra o estímulo da osteocalcina para que o cálcio se deposite cada vez mais nos ossos. A dica é fazer atividades físicas diárias por pelo menos 30 minutos”, orienta. 

Veja também

Nesta terça-feira: Senar/SC promove curso piloto sobre contratação correta de mão de obra16/09/19 Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de produtores rurais quanto a forma adequada de contratação segura de mão de obra em suas propriedades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá a turma piloto......
Sebrae/SC: a força do empreendedor01/06/21   Deseja empreender, mas não sabe que caminhos percorrer? Tem uma ideia e precisa tirar ela do papel e saber se é viável? O segmento em que atua está em crise e precisa reinventar seu negócio? Deseja investir em......

Voltar para (Blog)