Postado em 16 de Outubro de 2019 às 16h48

Nesta quinta e sexta-feira: Rio do Sul e Mafra recebem Programa Mulheres do Agro

As mulheres vêm ocupando espaços em diversos segmentos e no agronegócio não é diferente. O empoderamento delas no agro mundial tem impactos extremamente positivos. Segundo estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) essa mudança de postura pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta.
            Buscar meios de tornar as mulheres mais presentes, tanto nas capacitações, quanto nas reuniões e demais ocupações que interferem nas ações voltadas para o agronegócio catarinense, é uma das preocupações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). Uma das iniciativas para estimular a participação feminina foi a criação do Programa Mulheres do Agro Catarinense que promove, nesta semana, dois encontros regionais: nesta quinta-feira (17) em Rio do Sul e sexta-feira (18) em Mafra.
O 1º Encontro de “Mulheres do Agro Catarinense” da Região do Vale do Itajaí será no Hotel Aliança Express, (rua Bulcão Viana, 167, Jardim América) em Rio do Sul. O início será às 09 horas com café e recepção. Às 09h30 terá abertura com pronunciamento do superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. Após, às 10h, a responsável pelo Departamento Sindical da FAESC, Andréia Barbieri Zanluchi, fará uma explanação do Sistema CNA/FAESC/SENAR/Sindicato Rural.
            Às 11h a coordenadora do Programa Mulheres do Agro Catarinense, Nayana Setubal Bittencourt, coordenará a formação da Comissão Mulheres do Agro Catarinense. A intenção é fazer com que cada Sindicato Rural tenha representante na comissão estadual.
            Após o almoço, a programação segue às 13h com a palestra “O empoderamento feminino no agronegócio familiar catarinense”, com Renato Vieira de Avila. O encerramento será às 15h.
Região do Norte
            Na quinta-feira, ocorrerá o 1º Encontro de “Mulheres do Agro Catarinense” da Região do Norte, no Susin Hotel, (rua Felipe Schmidt, 522, Centro), em Mafra. A programação básica é a mesma do encontro em Rio do Sul.
            Nayana destaca que a busca por capacitação em técnicas de produção rural e empreendedorismo aumenta a cada ano entre as mulheres. Em 2018, elas representaram 56,40% de participantes nos cursos ofertados em território catarinense pelo Senar/SC. “Além disso, a preocupação com a família e seu bem-estar tem contribuído para o aumento a de vida no campo”, acrescenta.
O superintendente do Senar/SC salienta que o Sistema FAESC/SENAR quer potencializar a atuação das mulheres no agro. “Além da contribuição nas propriedades rurais, seja na produção ou organização, elas contribuem consideravelmente na gestão e no fortalecimento dos sindicatos rurais”, ressalta Zanluchi.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça o espírito empreendedor e criativo das mulheres. “Queremos que elas andem ao lado dos maridos, pais, irmãos para fortalecer a produção e a gestão e, com isso, desenvolver ainda mais o agro catarinense”, finaliza.

Veja também

Voltar para (Blog)