Postado em 29 de Agosto de 2019 às 16h43

Modernizar a gestão da empresa para o crescimento do negócio

Desenvolver um pensamento estratégico para direcionar o futuro do negócio a partir de iniciativas que sejam fruto da reflexão, da pesquisa e do conhecimento do ambiente de atuação. Com este propósito o Sebrae iniciou nesta semana o Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR) com cinco empresas da região Oeste catarinense. A aula inaugural foi conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae, Patrício Francisco da Silva, na Casa Make, em Chapecó.
O GIR é destinado às empresas que já estão consolidadas no mercado e querem evoluir em seus negócios. “Este amplo programa é uma pós-graduação para empresas maduras que almejam a expansão. Os participantes compreendem o que é uma gestão profissionalizada, a importância de ser autônomo dentro do próprio setor e de receber delegações, informações e orientações em prol de um objetivo maior”, comentou Silva.
Ao trabalhar a relevância de descentralizar e da autonomia há o desenvolvimento de todos os setores do negócio: administrativo, comercial, compras, financeiro, gestão de pessoas, inovação, marketing, operações, produção e tecnologia. “O empresário precisa olhar a empresa de outra perspectiva, ou seja, deixa de fazer funções operacionais e passa a pensar estratégias. Nossa preocupação é que donos centralizadores inibem o crescimento da empresa”, enfatizou Silva.
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o fato de os empresários buscarem inovações é um passo importante para a efetividade dos resultados. “Esperamos que os participantes explorem ao máximo os instrumentos e as ferramentas disponibilizadas pelo programa, com o objetivo de melhorar os indicadores do negócio”, observou.
A estrutura do programa tem como base indicadores para monitorar os resultados das organizações. As empresas que já têm parâmetros podem otimizá-los e aquelas que ainda não possuem podem implementá-los. “Se não pensarmos de maneira diferente não há crescimento. Isso enfatizamos aos empresários, porque se há mais de uma década estão fazendo de uma forma e não estão obtendo o resultado almejado é o momento de inovar”, finalizou o consultor.
O empresário chapecoense José Ivanir Daiprai, atua há 26 anos na distribuição de produtos óticos e busca no programa ferramentas para melhorar a qualidade no atendimento, otimizar processos e expandir o mercado. “Tenho me disciplinado para delegar tarefas, por isso convidei minha equipe para participar do GIR, bem como, da gestão da empresa com poder para tomada de decisão”, comentou.
RESULTADOS
Silva atua há nove anos no GIR e destacou resultados expressivos nas empresas participantes. Um exemplo é um empreendimento de Braço do Norte, que com um trabalho de um ano e quatro meses, dobrou as vendas, triplicou a produção, cresceu em 220% o faturamento e triplicou o lucro.
Outro exemplo é uma produtora de colchões de grande porte de São Bento do Sul. Segundo Silva, a empresa estava atuando com lucro negativo e com o GIR, que será finalizado em novembro deste ano, já foi possível ultrapassar a meta inicial estipulada em 50%.
PROGRAMA
Com metodologia exclusiva do Sebrae, o programa faz parte do Sistema de Gestão Avançada que o órgão oferece para pequenas e médias empresas. A iniciativa conta com 14 meses de atividades (211 horas) que incluem workshops, encontros empresariais e consultorias exclusivas realizadas na organização.
“O GIR oferece todas as ferramentas estratégicas para obter uma gestão moderna, eficaz e com boa performance, além de proporcionar uma visão integrada e mais competitiva do mercado”, destacou o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla

Veja também

Últimos dias para empresas se inscreverem no projeto “E10 Case de Sucesso”19/08/20 Termina nesta quinta-feira (20) o prazo para as empresas de Abelardo Luz, no oeste catarinense, se inscreverem no projeto “E10 Case de Sucesso”. A iniciativa será desenvolvida pela Sala do Empreendedor, que integra o Programa Cidade......

Voltar para (Blog)