Postado em 18 de Junho de 2019 às 17h32

Fundo Social da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG: Doações para aquecer coraçõezinhos

Touquinhas, luvinhas, sapatinhos. Tudo no diminutivo mesmo. Esses foram os itens produzidos artesanalmente pela Associação Mulheres Criativas para serem entregues aos bebês do setor neonatal do Hospital Regional do Oeste (HRO). O investimento para fabricação das peças foi possível por meio do repasse de um valor do Fundo Social da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG à Associação Mulheres Criativas.
Com o Fundo Social as artesãs puderam dar início aos trabalhos, investindo o valor na compra de linhas e lãs para fazer essa doação ao HRO. Para este ano, o Conselho inscreverá novamente os projetos para que recebam a contribuição do Fundo Social da cooperativa. “Nosso principal papel é contribuir com as pessoas, ajudar a comunidade a se fortalecer e a crescer. No HRO nascem muitas crianças das quais grande parte é carente e o estoque de roupas, meias, touquinhas é algo que eles precisam, portanto, é muito gratificante poder contribuir com essas famílias”, realça a gerente da agência Sicredi Chapecó Santa Maria, Giovana Milani.
A equipe da Associação Mulheres Criativas que produziu as doações conta com cerca de 15 mulheres. Uma delas é a artesã Vivalda Teló. Ela explica que o valor doado pelo Fundo Social foi essencial para esta ação. “Cada uma de nós ajudou um pouco para a fabricação destas roupinhas. Recebemos a doação e nos dedicamos para tornar a vida de outras pessoas melhor. Fomos ajudadas e ajudamos também”, destaca.
O Hospital Regional atende milhares de pessoas e recebe muitos bebês prematuros de cerca de 90 municípios da região Oeste. Por isso, os itens entregues serão de extrema importância para os bebês, que possuem estatura menor e frágil. Após a entrega a enfermeira e obstetra Ana Carla Lermen conduziu as artesãs e colaboradoras do Sicredi para conhecer a ala da maternidade do HRO. Para que as artesãs pudessem conhecer como os bebês são acolhidos. “Atendemos muitas famílias carentes e, às vezes, os bebês nascem e as famílias não têm nenhuma roupinha. A doação de itens como esses é essencial”, ressalta. 
A gerente de serviços do HRO, Vânia Lovera, enfatiza que o hospital tem uma média de 290 a 310 partos e essas contribuições ajudam a agasalhar as crianças, tanto no berçário quanto na UTI neonatal. “Nós somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e todas as parcerias são bem-vindas porque para a manutenção de todas as atividades técnicas, pois mesmo ações pequenas, quando são somadas fazem muita diferença”, assegura. De acordo com o presidente da diretoria executiva da entidade filantrópica que administra o HRO, Rogério Getúlio Delatorre, ações dessa natureza reforçam o compromisso da boa prática de gestão em favor do semelhante.
Fundo Social da Sicredi
O objetivo do Fundo Social, partindo dos princípios cooperativistas, é beneficiar os associados e as comunidades. As entidades têm até o dia 06 de julho para inscreverem seus projetos à destinação dos recursos do Fundo Social da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG. Este é o segundo ano da iniciativa, que pretende apoiar projetos ligados aos temas da educação, cultura, esportes inclusivos, sustentabilidade, segurança e saúde e reforça um dos diferenciais do Sicredi, que é o comprometimento com a região em que atua. As entidades beneficiadas pelo Fundo Social deverão ser legalmente constituídas, com CNPJ e Estatuto Social, associadas à Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, ter o cadastro atualizado e estar adimplente com a cooperativa.
Os interessados podem solicitar informações com o gerente da sua agência. Após o encerramento do prazo, uma comissão irá avaliar os projetos inscritos e destinar os recursos, que oficialmente serão entregues no mês de agosto.

Veja também

Deficiência de vitamina D3: consequências à saúde23/12/19 Fragilidade óssea, asma, artrite reumatoide, pressão alta, osteoporose, fraqueza muscular, depressão, problemas cardiovasculares, tumores e enfermidades imunológicas e infecciosas. Essas são algumas consequências da......

Voltar para (Blog)