Postado em 29 de Julho às 17h29

Faesc promove treinamento sobre o Programa Bem+Agro e Declaração de Aptidão ao Pronaf

Com o objetivo de capacitar os assistentes administrativos e presidentes dos Sindicatos Rurais no preenchimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e na utilização do Programa Bem+Agro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove nesta segunda e terça-feira (29 e 30) treinamento em Chapecó, no auditório do Mogano Premium Hotel, e nos dias 01 e 02 de agosto (quinta e sexta-feira) em Florianópolis, no Hotel Faial Prime Suítes. A capacitação é ministrada pelo assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jonas Jochims.
            O Programa Bem+Agro é um produto novo do Sistema CNA, envolvendo o Senar, as federações e os sindicatos de produtores rurais. “Trata-se de uma plataforma tecnológica e, por meio dela, a intenção é ampliar o relacionamento com o produtor rural ofertando vantagens e benefícios”, explicou Jochims. Os produtores rurais, ao fazerem sua contribuição sindical anual, além de fortalecer o setor agropecuário, receberão agros de volta. Agros são os pontos que podem ser trocados por descontos em produtos, cursos e serviços especializados no Programa. “Nossa intenção é fortalecer as parcerias com empresas locais e regionais, com a participação dos sindicatos de produtores rurais”, acrescentou o assessor técnico.
Os participantes conheceram as parcerias que o programa possui, questões contratuais e funcionamento do sistema administrativo. Também foi explanado sobre o cadastro de parceiros, dos produtos, ofertas, cursos, eventos e cadastramento dos produtores rurais. Os participantes também fizeram exercícios com cases na plataforma Bem+Agro.
Podem se cadastrar no Bem+Agro os produtores rurais que estiverem adimplentes com a Contribuição Sindical Rural. Para fazer o cadastro, basta acessar o site www.bemmaisagro.com.br, clicar em Quero Participar, preencher todos os dados solicitados e criar e confirmar a senha de acesso. Após o preenchimento de todos os dados cadastrais solicitados, o produtor rural estará apto a participar do programa.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou que formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Federações da Agricultura e Pecuária Estaduais, Sindicatos de Produtores Rurais, Senar e Instituto CNA, o Sistema CNA é o legítimo representante dos produtores rurais brasileiros e a sua contribuição anual é o combustível que faz o motor da CNA trabalhar em prol da produção agrícola e pecuária. “Como forma de retribuir cada contribuição, o Sistema CNA preparou o Bem+Agro, um programa repleto de benefícios, protagonista deste que é um dos setores mais importantes do Brasil. É mais uma iniciativa para o produtor rural gastar menos, intensificar seus negócios, aumentar sua produtividade e ampliar seu conhecimento”.
Declaração de Aptidão ao Pronaf
Jonas Jochims frisou que os sindicatos rurais de Santa Catarina já emitem a DAP e a capacitação traz atualizações, o que mudou em relação ao plano safra da agricultura familiar e sobre as condições de crédito. “Entre as novidades temos uma mínima elevação nas taxas de juros e trabalhares bastante no enquadramento dos produtores rurais para atender às normas dessa política pública. O treinamento é importante para que os assistentes administrativos e presidentes dos sindicatos tenham condições de preencher corretamente a DAP e melhor informar os produtores empregadores e trabalhadores rurais”.
A Declaração é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica). Com a DAP o agricultor familiar acessa as linhas de crédito do Pronaf e as políticas públicas do governo federal.
O supervisor do Senar/SC na região Oeste, Helder Jorge Barbosa, salientou que a qualificação desta segunda e terça-feira é mais uma oportunidade oferecida pelo Sistema CNA e Faesc/SENAR. “É uma maneira dos assistentes administrativos e presidentes dos sindicatos de produtores rurais aprofundarem conhecimento e aperfeiçoarem o atendimento aos produtores rurais”.

Veja também

Aviso de treinamento interno: simulação de incêndio no Hospital Unimed Chapecó16/04 Informamos que nesta quarta-feira, dia 17, ocorrerá no setor B do Hospital Unimed Chapecó, a partir das 15 horas, um treinamento prático que simula situação real de incêndio. A iniciativa é realizada em cumprimento ao padrão de acreditação Qmentum - Preparação para Emergências e Desastres. O cenário será de um......

Voltar para (Blog)