Postado em 26 de Agosto de 2019 às 17h19

Credioeste comemora os 102 anos de Chapecó

A Credioeste, agência de microcrédito presente há 20 anos na cidade polo do Oeste, participou da tradicional festa em comemoração aos 102 anos de Chapecó e dos 71 anos da Rádio Chapecó, no último fim de semana. A programação, que atraiu centenas de pessoas na Praça Coronel Bertaso, contou com brindes, sorteio de prêmios, mateada e shows com artistas locais.
Ao longo dos anos, Chapecó se destacou como um dos principais municípios de Santa Catarina. É a quinta maior cidade catarinense em população, com aproximadamente 220 mil habitantes e possui o sexto maior PIB do Estado, de R$ 7,7 bilhões. A cidade polo do Oeste ocupa a 18ª colocação no ranking dos municípios brasileiros que mais geram empregos no País. O perfil das empresas, de acordo com o porte, é formado na maioria por microempresas com 92,4% e geração de empregos de 23,8%. Em seguida, destacam-se as pequenas empresas com 6,6% e geração de emprego de 27,9%, médias empresas (0,6%) somando 11,4% da mão de obra e grandes empresas (0,4%) que empregam 36,8%. 
O município possui segmentos econômicos estratégicos que incluem a fabricação de produtos alimentícios, metalmecânico, comércio varejista, transporte rodoviário de cargas, tecnologia da informação e construção civil. Além deles, conta com uma série de pequenos negócios que fazem a economia girar, criam empregos e diversificam, cada vez mais, a oferta de produtos e serviços para a comunidade chapecoense, regional e turistas que vêm de diversos locais do País e do mundo.
O crescimento dos pequenos negócios é expressivo nos últimos anos e, aliado a isso, o microcrédito vem obtendo espaço em Chapecó e região. A Credioeste atua para fortalecer as micro finanças e contabiliza inúmeras conquistas que demonstram o quanto a instituição tem sido importante para que as pequenas empresas tenham condições de investir e crescer.
No fim de semana, a equipe da Credioeste esteve presente na comemoração de aniversário do município expondo e divulgando os produtos para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. A gerente executiva, Marcia Biffi, destacou a importância de participar das ações que marcam o aniversário de Chapecó ao mencionar que é fundamental criar um vínculo com a comunidade, além do relacionamento com outras entidades e instituições e o próprio entrosamento entre a equipe em um dia de comemoração. Também salientou a satisfação por atuar em uma instituição que, assim como o município e também a Rádio Chapecó, vem crescendo a cada dia. “Somos ponto de apoio aos pequenos negócios e é um orgulho que a Credioeste tenha iniciado suas atividades em uma das cidades que mais crescem no Estado e, hoje, mantém entre as conquistas o fato de estar presente em outros municípios da região e alguns do RS”.
            A família do artesão Kahue Rafael de Oliveira, que desde 1992 trabalha com artesanato, impulsiona o pequeno negócio com o apoio da Credioeste há aproximadamente 15 anos. “Fizemos financiamento para a compra de matérias-primas para a confecção das peças. Com a Credioeste, conseguirmos impulsionar o capital de giro”, contou Kahue que atua com pedras semipreciosas, peças de madeira, couro, linhas, sementes e gravações em geral.
            O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, destacou a importância dos pequenos negócios, que são a maioria no município e fundamentais para a economia. “Em duas décadas, a instituição já realizou cerca de 22 mil operações, que correspondem ao montante de R$ 75 milhões de recursos disponibilizados. Muito mais do que o valor financeiro, é gratificante contribuir para a mudança de vida das pessoas”, frisou acrescentando que a agência de microcrédito cresceu junto com o município e consolidou seu objetivo de ser referência em microfinanças, fortalecendo a economia regional, gerando resultados para a instituição e para seus clientes de maneira sustentável

Veja também

Fundação Aury Luiz Bodanese contribui para o desenvolvimento socioambiental01/07/20 O Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no dia 4 de julho marca as ações sociais do sistema cooperativista que tem o interesse pela comunidade como sétimo princípio. Este DNA está incorporado na Cooperativa Central Aurora Alimentos, através da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), organização social sem fins lucrativos, criada em 1995 e......

Voltar para (Blog)