Postado em 20 de Maio de 2019 às 17h25

Credioeste: 20 anos contribuindo no desenvolvimento do microcrédito

Conselheiros, colaboradores e parceiros da Credioeste – agência de microcrédito comemoram na última semana o aniversário de 20 anos da instituição. Fundada em 19 de maio de 1999, a Credioeste está presente em Chapecó e região atuando no fortalecimento das microfinanças destinadas aos empreendedores de pequeno porte. Além da comemoração, também foram entregues, em parceria com o Viveiro Florestal da Unochapecó, mudas de árvores à comunidade.
A Credioeste é uma instituição sem fins lucrativos criada para atender empreendedores formais e informais com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda por meio da concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto. A instituição utiliza metodologia própria para o microcrédito oportunizando aos seus clientes visitas de agentes de crédito para identificar as necessidades e orientar sobre o uso do crédito.
O presidente da Credioeste Ivonei Barbiero destacou a contribuição de todos aqueles que participaram da construção dessa história. “Em 20 anos foram realizadas aproximadamente 22 mil operações e R$ 75 milhões de recursos disponibilizados. Muito mais do que o valor financeiro, é gratificante para a Credioeste contribuir para a mudança de vida das pessoas. Muitos são os empreendedores que começaram e cresceram junto com a agência de microcrédito e isso é o que de mais valioso nós temos”, afirmou.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, prestigiou o evento e salientou a importante contribuição que a agência de microcrédito tem para o desenvolvimento econômico do município. “A Credioeste teve, tem e continuará tendo um papel fundamental na vida dos microempreendedores, daqueles que buscam uma oportunidade para abrirem seus próprios negócios. No último ano identificamos, por meio de uma parceria com o Sebrae/SC com a Sala do Empreendedor, um crescimento de 300% no número de microempreendedores e a Credioeste tem sido um impulsionador desse desenvolvimento”.
O conselheiro da Credioeste representante da Facisc, Vincenzo Mastrogiacomo¸ reforçou quea Credioeste foi criada para melhorar a qualidade de vida dos empreendedores que não tinham acesso ao crédito, oportunizando o crescimento em seus negócios. “Ao longo desses 20 anos milhares de pessoas foram atendidas criando novos postos de emprego. O trabalho da Credioeste se expandiu em Chapecó e região por meio de uma atuação transparente, forte e séria contribuindo no desenvolvimento econômico dos municípios em que está presente. Isso é resultado do esforço de pessoas que estão doando seu tempo para melhorar a vida de outras pessoas”. 
Segundo o gerente regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmaggiani, a Credioeste, assim como o Sebrae/SC, estimula o empreendedorismo e o desenvolvimento das empresas, fortalecendo a geração de emprego e renda. “A Credioeste surgiu de demandas não atendidas de acesso ao crédito dos pequenos empreendimentos que, na década de 90, ressentiam-se de atendimento. Como apoio de berço para o surgimento de organização de microcrédito, novidade mundial, várias organizações apresentaram-se no apoio, dentre elas o Sebrae, Badesc, Amosc, universidades e governança empresarial da região. Alicerçada em trabalho voluntário, constituída com um grupo de profissionais e acompanhados de perto pela sociedade, através dos representantes das organizações, a Credioeste evolui e atende cada vez mais e melhor hoje também os microempreendedores individuais (MEI’s)”.
ATUAÇÃO
A Credioeste é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e habilitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como Instituição de Microcrédito Produtivo e Orientado. A regulamentação e a autorização de funcionamento está de acordo com a Lei 9.790. A Assembleia Geral é formada por 12 entidades e 10 conselheiros independentes e o quadro de colaboradores conta com 20 profissionais (gerência, agentes de créditos, administrativo e financeiro).
Com sede em Chapecó, a instituição conta com outros três postos avançados de atendimento nos municípios de Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS) e Passo Fundo (RS). A área de atuação inclui os 22 municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), além de 12 cidades do Rio Grande do Sul: Alpestre, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Planalto, Rio dos Índios, Trindade do Sul, Faxinalzinho, Três Palmeiras, Benjamin Constant, Passo Fundo, Marau, Erval Grande e Tapejara.

Veja também

Em Rio do Sul, Senar forma primeira turma de Técnicos em Agronegócio02/09/19 Orgulho e alegria. Emoções que estavam estampadas nos rostos dos 26 formandos da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio do polo presencial de Rio do Sul, que ocorreu no último sábado (31), no Clube Caça......

Voltar para (Blog)