Postado em 16 de Setembro de 2019 às 17h20

Câmara Regional de Educação se reúne no próximo dia 24

A Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação promove reunião no próximo dia 24 (terça-feira), das 10h às 12h, na sala da vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na avenida Getúlio Vargas, 150-N. Será feita apresentação das diretrizes da responsabilidade social da FIESC, apresentados dados educacionais da região e compartilhamento de informações sobre o ensino médio.
            Neste ano, o Movimento SC pela Educação tem como estratégia atuar por meio de projetos específicos para cada região do Estado, além da participação ativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc), da Federação da Agricultura do Estado de SC (Sistema Faesc/Senar) e da FIESC.
Os temas que norteiam as atividades são a escolaridade e a qualificação do trabalhador. No início do ano, os integrantes da Câmara de Educação discutiram projetos prioritários para o Oeste alinhados a esses dois focos de atuação. Em SC, 39,1% dos trabalhadores da indústria ainda não têm a educação básica (ensino fundamental e médio) concluída.
            O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, lembra que o propósito do Movimento é a educação para o mundo do trabalho. “Ao elevar a escolaridade do trabalhador, aumentamos também a geração de riqueza, a remuneração e o movimento econômico. O avanço tecnológico e as constantes mudanças no perfil da indústria e de todas as atividades econômicas exigem um trabalhador cada vez mais qualificado”, comenta.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).
Iniciou tendo como tema central a mobilização da indústria para a elevação da escolaridade dos trabalhadores. Nos anos seguintes, as temáticas foram relacionadas a família, jovens, gestão escolar, professores e educação integral. Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina. 

Veja também

Planalto serrano terá mais de 20 cursos gratuitos do SENAR/SC em dezembro25/11/21 O planalto serrano terá mais de 20 oportunidades gratuitas de qualificação profissional para produtores e trabalhadores rurais no mês de dezembro. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), em parceria com os Sindicatos......

Voltar para (Blog)