Postado em 25 de Março de 2019 às 16h47

Vereadores recebem presidente da Alesc em Chapecó e cobram defesa das pautas do Oeste

Deputado Júlio Garcia (PSD) destacou a forte representatividade da região no Legislativo e pediu tempo de “carência” ao novo governador

A última sessão de março na Câmara de Vereadores de Chapecó foi diferente na sexta-feira (22). O Legislativo recebeu pela primeira vez a visita oficial de um presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O deputado Júlio Garcia (PSD) foi recebido pelos vereadores no gabinete do presidente da Câmara, Arestide Fidélis (PSB) e conversou sobre as demandas do Oeste, as pautas da Alesc no ano e as expectativas sobre o novo governo do Estado. A visita à Câmara fez parte da agenda política do presidente na Capital do Oeste, que encerrou no sábado com a participação no encontro Estadual dos Presidentes das Apaes de Santa Catarina.

Júlio Garcia reforçou o seu discurso da posse da Presidência da Alesc, destacando que “não faz política velha, nem nova, mas a política certa” e disse não haver situação e oposição ao governo, mas um trabalho em defesa de Santa Catarina. “Não defendo Estado mínimo, nem máximo, mas um Estado suficiente”, afirmou.

Ao elogiar o trabalho atuante da Câmara de Vereadores de Chapecó e a forte representatividade do Oeste no Legislativo Estadual, o presidente da Alesc afirmou que atuará junto com a bancada do Oeste formada na Assembleia para defesa das pautas regionais e disse ser necessário dar “uma carência maior” ao novo governador do Estado, o qual classificou como “inexperiente”, porém “honesto” e “equilibrado”.

Entre as principais pautas do Legislativo no ano, estão a manutenção dos incentivos fiscais para o setor produtivo e a reforma administrativa do Estado, esta última ainda desconhecida pelos deputados, segundo Júlio Garcia. “Não sabemos o que a reforma vai abranger, mas com certeza, assim que for enviada à Alesc, vamos nos debruçar sobre ela, conversar com as regionais e decidir em conjunto o que é melhor para Santa Catarina”.

Os vereadores agradeceram a visita institucional do presidente da Alesc e, representados pelo presidente da Casa, Arestide Fidélis, cobraram um olhar mais próximo dos deputados às pautas do Oeste. “Essa visita nos dá expectativa de que a nossa região será bem representada e assistida pelo Estado. Chapecó precisa de mais recursos para demandas antigas, como as nossas rodovias”, ressaltou Fidélis.

LIXO ZERO
A sessão de sexta-feira também contou com a participação da gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana, coordenadora do Programa Lixo Zero Chapecó, Vanusa Maggioni e da Engenheira Sanitarista e Ambiental, Luiza Denardin Poletto.

A convite do vereador Ildo Antonini (DEM), as profissionais explanaram sobre o andamento dos trabalhos de tratamento e destino dos resíduos sólidos no município e sobre a implantação do programa Lixo Zero, que tem destaque internacional e pode ser implementado pelos órgãos públicos para reduzir a produção de lixo e fazer o descarte correto. A Câmara de Vereadores foi convidada a ser um dos órgãos a implantar o programa em Chapecó.

Vanusa anunciou que a Prefeitura implantará novo sistema de recolhimento de lixo na cidade, com a substituição de 400 dos 630 containers e que não será mais permitida a retirada de lixo reciclável dos locais pelos catadores, apenas pelos caminhões que fazem o recolhimento. “Isso é um grande avanço, porque vai evitar a sujeira nas ruas, o contato das pessoas com o lixo e os caminhões levarão os materiais recicláveis direto para as Associações de catadores do município, o que facilitará o trabalho”, adiantou. As profissionais também destacaram que o maior gargalo do município é o recolhimento do lixo produzido pela construção civil. “É um desafio”, disse Vanusa.
Os vereadores parabenizaram o trabalho da Secretaria e do programa, mas cobraram ações para garantir o recolhimento do lixo no interior do município e mais pontos para instalação de containers na cidade, ampliando o recolhimento que hoje é feito em 11 bairros.

PROJETO É APROVADO
Entre os projetos votados na sexta-feira, os vereadores aprovaram em segunda votação e redação final o 151/18, de autoria do vereador Itamar Agnoletto (PSDB), que autoriza o estacionamento gratuito de clientes em frente a farmácias do município. De acordo com o autor, a proposta busca garantir pelo menos uma vaga pública a cada farmácia para estacionamento durante 15 minutos, com a obrigatoriedade ao motorista de manter o alerta ligado no período.

Segundo Agnoletto, as vagas destinadas às farmácias estão sendo retiradas e transformadas em públicas, já que a lei nacional não permite exclusividade. Porém, para o vereador, as vagas são importantes aos usuários. “Não é dar exclusividade de estacionamento, é regular e permitir até 15 minutos, com pisca alerta ligado. As vagas que historicamente Chapecó destina para as farmácias estão sendo retiradas no município. Estamos na eminência de que todas as vagas sejam retiradas e a população ficará desassistida”, defendeu Agnoletto. O projeto foi aprovado, com uma abstenção do vereador Valdemir Stobe (PTB).

Além deste, os vereadores aprovaram a redação final do projeto que altera dispositivos da Lei 6.296, de 19 de julho de 2012.

REQUERIMENTO

O único requerimento aprovado foi o 73/19, que alterou as datas das sessões de abril para os dias 3, 4, 5, 11, 12, 15, 16, 17, 29 e 30. O requerimento recebeu voto contrário do vereador Aderbal Pedroso (PSD).

ACIC NA CÂMARA

As sessões do Legislativo estão sendo acompanhadas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa convida voluntários e comunidade em geral para participar das sessões e fiscalizar o trabalho dos vereadores.

A sessão ordinária de sexta-feira foi a última do mês. Nesta segunda-feira (25), a Câmara fará sessão solene em homenagem ao Colégio Marista, no Centro de Eventos, às 19h.

Veja também

Atenção produtores rurais: prazo para envio da DITR 2022 encerra nesta sexta-feira, dia 3029/09/22   A apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2022 (DITR) encerra nesta sexta-feira (30). A entrega depois do prazo deve seguir os mesmos procedimentos de envio. No entanto, com multa de R$ 50,00 (mínimo) ou um por cento ao mês-calendário calculado sobre o total do imposto devido. O presidente da Federação da......

Voltar para (Blog)