Postado em 11 de Junho às 17h40

Senar/SC participa de Feiras da Aprendizagem Profissional 2019

Plantão com equipe da fiscalização do trabalho esclarecerá dúvidas sobre a legislação da Aprendizagem Profissional para empresas

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participa no dia 12 de junho (quarta-feira) das Feiras da Aprendizagem Profissional 2019. Os eventos são de iniciativa do Fórum Catarinense da Aprendizagem Profissional (FOCAP), sendo uma ação da programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e tem como objetivo divulgar o trabalho das instituições formadoras de aprendizes no Estado de Santa Catarina às empresas da região e aos jovens interessados em fazer um curso de Aprendizagem Profissional.
As feiras ocorrerão nas unidades do SENAI em Itajaí, São Bento do Sul, Rio do Sul, Videira e Tubarão, das 13h às 17h e terão como foco o combate ao trabalho infantil. O evento tem como público-alvo empresas contratantes de aprendizes e jovens entre 14 e 24 anos em busca de uma oportunidade no mundo do trabalho. A programação terá início às 13h com recepção dos convidados e às 13h30 abertura oficial com a palestra “Aprendizagem Profissional e o combate ao trabalho infantil” com depoimento de uma empresa da região. Das 14h15 às 17h ocorrerá visitação nos estandes das instituições, além de oficinas de elaboração de currículo e entrevista de emprego. Durante toda a tarde haverá plantão para sanar dúvidas sobre a legislação da Aprendizagem Profissional com equipe da fiscalização do trabalho.
De acordo com o Superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, é fundamental participar de eventos que fomentam e disseminam a aprendizagem profissional. “O programa tem contribuído para a inserção de muitos jovens do campo na carreira profissional de maneira mais segura e capacitada. Para o Senar/SC, é uma honra ser uma ponte de acesso ao mercado de trabalho por meio de nosso programa”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância da profissionalização no campo. “Os jovens são o futuro de nosso país e, para isso, precisam estar preparados para enfrentar as oportunidades e desafios que o mercado oferece. Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural buscamos contribuir para a inserção dos jovens do meio rural nas vagas de emprego”.
            SOBRE O PROGRAMA
            O programa tem como objetivo promover a formação técnico-profissional metódica com foco no desenvolvimento físico, moral e psicológico dos jovens. Conforme explica a coordenadora estadual do programa, Aline Moser Lopes, o curso visa capacitar os aprendizes para o ingresso no mercado de trabalho, em condições especiais, sem prejuízo da escolaridade formal, por meio de atividades controladas, em ambiente protegido, de acordo com a legislação vigente. A intenção é garantir que o adolescente cumpra, efetivamente, os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional – dentro dos princípios da proteção integral ao adolescente.

O SENAR AR/SC oferece os cursos de Auxiliar Administrativo e Financeiro (960 horas) e Supervisor Agrícola (800 horas), sendo 50% de carga horária teórica e 50% de prática profissional, sendo a parte teórica de responsabilidade do SENAR AR/SC, em parceria com os Sindicatos Rurais, e a prática profissional de responsabilidade das empresas empregadoras. A atividade diária é limitada em quatro horas e o cursos podem ter duração de até 2 anos. Todos os participantes aprenderão sobre integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene. Já os módulos específicos são relacionados à área de formação de cada curso, sendo os conhecimentos adquiridos na teoria aplicados posteriormente durante a prática profissional.

Veja também

Unimed Chapecó promove treinamento sobre “Distúrbios Hipertensivos na Gestação”04/06 “Distúrbios Hipertensivos na Gestação” foi o foco do treinamento realizado no último fim de semana com a participação de médicos, enfermeiros e trainees do Pronto Atendimento e da maternidade do Hospital Unimed Chapecó. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Continuada da Obstetrícia da instituição......

Voltar para (Blog)