Postado em 09 de Abril às 17h43

Saiba como prevenir dor nas costas na gravidez

Comum no período da gravidez, a dor nas costas geralmente vai embora após o parto, mas não é necessário esperar nove meses para se sentir melhor. O problema costuma piorar quando a mulher faz atividades que exigem esforço ou até mesmo em situações simples como ficar muito tempo em pé ou sentada, por exemplo.
De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, entre as causas de dor nas costas nas futuras mães está a presença dos hormônios da gestação, ou seja, quando o nível do estrogênio aumenta 30 vezes e provoca um amolecimento das articulações pélvicas para se obter flexibilidade para o bebê sair durante o parto. Além disso, as articulações do corpo de maneira geral sofrem com essas alterações e por isso ocorre a dor. Todo o organismo de sustentação do corpo da mulher é sobrecarregado em função da necessidade de sustentar um peso maior em função do bebê que está em fase de desenvolvimento.
Outro problema comum no período é a dor no nervo ciático que pode provocar também fraqueza ou formigamento nas pernas. Porém, não há comprovação de que essas dores são causadas pelo crescimento do útero para suportar o tamanho do bebê, o que reforça a importância de procurar um médico ortopedista para obter o diagnóstico adequado.
De acordo com Reichmann, independente da causa, a dor lombar na gravidez pode prejudicar a saúde, trazendo consequências como redução no desempenho nas tarefas do trabalho, em casa e no lazer, além de interferir no sono de qualidade. 
Uma das orientações para aliviar esses desconfortos é deitar de barriga para cima com os joelhos dobrados e braços esticados e manter a coluna bem acomodada no chão ou num colchão firme. “Com isso, as vértebras ficam acomodadas e o peso nas costas reduz, o que resulta no alívio da dor”, destaca Reichmann ao alertar que caso a dor nas costas permaneça constante e não alivie com repouso é fundamental procurar um médico, pois a situação pode indicar algo mais grave.
Também são recomendações importantes para minimizar a lombalgia o uso de compressa quente três ou quatro vezes ao dia, massagem com óleo de amêndoas nas costas, alongamentos, prática de exercícios de forma regular e com acompanhamento de profissional especializado, evitar levantar pesos, manter as costas eretas ao sentar e quando caminha, entre outras. 

Veja também

Luxação do ombro: diagnóstico ágil é essencial para sucesso no tratamento23/07 As principais causas de luxações nos ombros estão relacionadas a traumas e ocorrem especialmente nos atletas por traumatismo direto do ombro ou por torção. Prática de handebol, futebol americano e musculação estão entre as modalidades que mais provocam este tipo de problema. No entanto, também pode ocorrer em função de queda em um......
Pujança da região sul será destaque no Interleite 201903/05 O sul do Brasil produz mais leite do que a Argentina. A produção dessa região duplicou de 2000 para cá e o leite tornou-se uma atividade essencial na maioria dos estabelecimentos rurais. É possível reeditar esse......

Voltar para (Blog)