Postado em 28 de Março às 15h52

Projeto Compartilha Chapecó capacita jovens empreendedores

Iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove o projeto Compartilha Chapecó. O objetivo é criar uma rede de cooperação dentro da entidade, na qual empresários possam colaborar entre si, trocar experiências, histórias inspiradoras, conselhos e direcionamentos. A partir dessa rede será criado um programa de mentorias para que jovens aprendam com as vivências de empresários mais experientes.
Nesta quinta-feira (28), ocorreu o primeiro encontro do projeto, com participação de empresários, instituições de ensino e poder público municipal. De acordo com uma das organizadoras e nucleada ao NJE, Caroline Dallacorte, mentoria é uma troca de experiências na qual o mentor auxilia um profissional menos experiente a desenvolver suas habilidades e a escolher o melhor caminho para a sua jornada. “Os temas serão de acordo com as necessidades dos jovens empreendedores e com as experiências dos empresários e envolverão a gestão e a manutenção de um negócio. Durante os encontros, o jovem poderá falar sobre suas dificuldades, anseios e situações do mercado e o mentor lhe auxiliará por meio do seu conhecimento”, explicou.
O proprietário da Sempre Sementes, Fernando Prezzotto, contou um pouco da sua trajetória como mentorado e mentor. “Mesmo que os negócios sejam distintos, os desafios são semelhantes e quem já os superou pode contribuir. Fui mentorado em diversas áreas, finanças, gestão de pessoas, planejamento estratégico, tecnologia e em todas fui bastante impactado. A experiência dos mentores abre possibilidades para acreditar que podemos fazer sempre mais. Como mentor, é impressionante ver o quanto podemos colaborar para o crescimento de uma empresa, influenciando a tomar decisões assertivas para que esse desenvolvimento ocorra de maneira mais veloz”, relatou.
Para o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, o Núcleo apresenta uma oportunidade ímpar para os empreendedores. “Precisamos nos reinventar constantemente e incentivamos ações que contribuam com isso. Queremos apoiar os jovens a serem empreendedores de sucesso, pensando também na sucessão dos negócios”.
Em Chapecó, foram abertos 622 microempreendedores individuais em 2017 e, em 2018, 1.972, um crescimento em torno de 300%. “Neste ano, foram abertas 292 microempresas. O poder público está atuando para facilitar a vida dos empresários e a participação de entidades é importante para mensurar onde estão as dificuldades, trabalhando em sintonia na busca da resolução dos problemas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander.
 
PROGRAMAÇÃO
O programa de mentorias terá duração de seis meses. Cada reunião terá duração de 45 minutos, com encontros uma vez ao mês, de maneira presencial ou online, sem custos para os associados da ACIC. Serão quatro meses de mentorias individuais e dois de mentorias coletivas.
Caroline destaca a importância da troca de aprendizados, tanto para os mentorados como para os mentores que podem auxiliar no desenvolvimento de negócios e fomentar a disseminação do empreendedorismo de Chapecó e região. “Essas oportunidades são muito valiosas para fortalecer a conexão do setor empresarial. Por isso, o Compartilha Chapecó conta com a colaboração dos empresários, pois juntos somos mais fortes”.
 
INSCRIÇÕES
Para os mentores, as inscrições estão abertas. Basta entrar em contato com algum dos organizadores para obter mais informações. As inscrições para mentorados serão com exclusividade para membros do NJE e caso haja disponibilidade de vagas, posteriormente, serão abertas para associados da ACIC ou filhos de associados.
Mais informações pelos telefones ou WhatsApp dos organizadores do projeto: Caroline Dallacorte, (49) 9 8804-0179, e Matheus Zonta, (49) 9 8862-3003.

Veja também

Unimed Chapecó reúne públicos estratégicos para construir o Relatório de Sustentabilidade29/07 A Unimed Chapecó foca no desenvolvimento de uma gestão plena com ética e transparência. Para atingir esses objetivos e manter a excelência em todos os serviços, diversas ações são realizadas constantemente. Uma das mais recentes foi o evento de “Construção do Relatório de Sustentabilidade”, no último fim de semana,......

Voltar para (Blog)