Postado em 07 de Junho de 2019 às 17h09

Programa Saúde do Homem Rural reúne 200 produtores em Timbé do Sul

Duzentos produtores rurais do município de Timbé do Sul participaram nessa semana do Programa Saúde do Homem Rural, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Secretaria de Saúde do município, além da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU/SC).
         O evento contou com palestra sobre câncer de próstata com os médicos urologistas  Francisco Ribas Marconato e Paulo Sérgio Machado. Ao todo, foram realizadas 50 consultas, 200 coletas para exame PSA e Colinesterase e 200 testes rápidos HGT, além da aferição de sinais vitais. Os produtores rurais também receberam kits, café da manhã e almoço.  Os exames foram coletados pelo Laboratório Bioanálises de Timbé do Sul que se dispôs a repetir o exame gratuitamente para os casos que apresentarem problemas.
De acordo com a supervisora do Senar/SC na região Sul Sueli Silveira Rosa o programa apresentou excelentes resultados e os casos que houverem necessidade serão encaminhados imediatamente para tratamento pela Secretaria Municipal de Saúde. “O evento é uma maneira de chamar a atenção dos homens para os cuidados com a saúde, principalmente por meio da prevenção”, destacou Sueli.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi explica que o programa tem como intuito gerar oportunidades de educação para promoção da saúde e prevenção de doenças de homens no meio rural, contribuindo para melhoria da qualidade de vida. “Nosso intuito é sensibilizar e conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças por meio de palestras e consultas”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, o programa contribui na disseminação de informações indispensáveis para o cuidado do homem no dia a dia. “A saúde é primordial para qualquer pessoa, principalmente no campo onde os produtores rurais possuem uma rotina de trabalho braçal e mais pesada. Por isso, é indispensável manter a saúde em dia com exames regulares e consultas médicas a fim de prevenir quaisquer problemas”, finalizou.

Veja também

Sistema Faesc/Senar-SC apresenta ações da agricultura e pecuária na Tecnoeste21/02/22 MB Comunicação As ações do Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foram apresentadas no estande da entidade na última semana, durante o Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste), em Concórdia. Entre as iniciativas em ênfase......

Voltar para (Blog)