Postado em 15 de Abril às 17h22

Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade será lançado nesta terça-feira

Organizações interessadas em participar poderão se inscrever no período de 02 a 31 de maio

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com a Unochapecó lança, nesta terça-feira (16), às 19 horas, na Cantina do Cesec, a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. O objetivo é reconhecer as empresas e entidades associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis.
A iniciativa também busca promover o comprometimento sustentável das empresas, difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, promovendo rumos para a sustentabilidade, estimular as organizações a alinharem suas práticas de gestão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolver a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizar e envolver os colaboradores, entre outros.
A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. Porém, o conceito é mais amplo: uma das perspectivas é o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), no qual um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.
“Nosso objetivo é despertar o interesse das empresas e demonstrar que todas podem ser sustentáveis. Às vezes elas têm atitudes sustentáveis e nem sabem. Por exemplo, quando uma mecânica separa o óleo lubrificantedos carros e encaminha para um destino correto ou quando uma empresa resolve fazer uma horta comunitária, através da separação do lixo orgânico para seus colaboradores ou vizinhança, isso é considerado como prática sustentável”, explica a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian acrescentando que a intenção também é movimentar a sociedade regional e mostrar o quanto pode ser feito para um mundo melhor a partir de pequenas ações tanto dentro da empresa como na comunidade.
Independente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações, seja com a promoção de qualidade de vida aos seus colaboradores e familiares, com a preservação de recursos ambientais, com atividades de incentivo à educação, com controles de desperdícios e monitoramentos econômicos adequados, entre outros. Eliana enfatiza que é necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade: ética, legal, ecológica e moral incorporada ao seu pensamento e lembra que as organizações que apostam em sustentabilidade ganham em diferenciais competitivos frente a uma nova geração de consumidores críticos.
INSCRIÇÕES
Dada a amplitude do conceito, as inscrições para a premiação das Melhores Práticas de Sustentabilidade podem ser efetuadas de acordo com a ênfase da prática em cada dimensão da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Qualquer empresa associada ou nucleada à ACIC pode participar, com a escolha de apenas uma das dimensões da sustentabilidade. O relato deve indicar de que maneira a dimensão da prática de sustentabilidade é incorporada na empresa para concorrer ao prêmio. Outro aspecto a ser observado na inscrição é o porte da empresa: micro e pequena, média e grande.
As inscrições poderão ser feitas no período de 02 a 31 de maio. A homologação das inscrições será no dia 17 de junho, a apuração dos resultados no dia 22 de julho e a entrega da premiação será em evento no dia 29 de agosto. As inscrições serão exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico que estará disponível no site da ACIC: www.acichapeco.com.br/sustentabilidade.
Mais informações com os integrantes do grupo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos3@acichapeco.com.br.

Veja também

INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC amplia período de inscrição até o dia 22 de julho16/07 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) prorrogou até o dia 22 de julho (segunda-feira) as inscrições para o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec. As 200 vagas estão disponíveis para cinco polos do Estado:......

Voltar para (Blog)