Postado em 16 de Abril às 16h50

Praça da Cooperação é inaugurada em Chapecó

Espaço conta com monumento alusivo ao cooperativismo que assinala os 50 anos da Cooperativa Central Aurora Alimentos 

Em um evento marcado por muita história e emoção, a Praça da Cooperação da Cooperativa Central Aurora Alimentos, situada na Avenida Antonio Morandini, foi inaugurada, nessa semana, com a presença de autoridades políticas e institucionais, diretoria e equipe da empresa, parceiros e imprensa. A iniciativa marcou a comemoração dos 50 anos de fundação da cooperativa.
O vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, destacou que uma das características importantes do espaço é o Monumento alusivo ao Cooperativismo que assinala as cinco décadas de fundação da Aurora e também perpetua os ideais que continuarão a iluminar e guiar a agroindústria nas próximas décadas. “É um testemunho eloquente de um cinquentenário de jornada de produtores rurais, trabalhadores das indústrias, técnicos, gestores e pesquisadores que estruturaram o terceiro maior grupo do setor da proteína animal do Brasil”.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, realçou a trajetória da cooperativa, enfatizando seu crescimento e sua importância para o desenvolvimento local, regional e nacional, além de lembrar do significativo crescimento na participação do mercado global. “Como já mencionado aqui são 28.000 empregados diretos e inúmeras famílias rurais cooperadas que formam a base produtiva no campo, além das 11 cooperativas agropecuárias que a constituem. Isso demonstra que cooperar é o caminho para o sucesso e que a soma de todos nós é fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade de todo empreendimento”.
A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr também falou sobre o impressionante crescimento do conglomerado Aurora e enalteceu o importante papel do cooperativismo no Estado. “É por exemplos como o da Aurora que conquistamos a posição de destaque nacional em cooperativismo. Parabéns por inspirar e motivar a gestão eficiente e a cooperação”.  
PRAÇA
A colmeia de abelhas é uma das mais antigas formas de associação e cooperação entre seres vivos. Unidas em um só propósito – a produção do mel – cada uma desempenha impecavelmente o seu papel. Com base nessas características os artistas plásticos Xiko Bracht e Digo Cardoso criaram o Monumento à Cooperação e a Praça da Cooperação para assinalar o 50º aniversário de fundação da Cooperativa Central Aurora Alimentos.
            O monumento tem 6 metros de altura e oferece em sua composição uma leitura vertical, de baixo para cima. Inicia por sua base em exágono feito de concreto que representa a terra cooperada de onde se extraem todas as riquezas materiais. Dela brotam troncos de árvores, em bronze fundido, que se transformam em mãos vigorosas as quais representam todas as formas de trabalho necessárias aos vários ciclos da produção. Estas mãos suportam e também movimentam uma grande engrenagem, feita em aço inox espelhado, que representa a força da indústria de transformação.
Acima deste conjunto há uma teia composta de exágonos – os favos em aço inox – interligados que representam a associação cooperativista (colmeia). Os elementos dessa teia vão diminuindo de tamanho formando uma linha infinita. Esta teia guarda em seu interior uma grande gota de mel (fiberglass dourado) que representa o produto final de toda a cooperação.
Em torno do monumento foi construído um mural que registra, em diferentes cenas, a história da Aurora Alimentos retratando os principais momentos ao longo dos 50 anos. A obra intercala o esgrafiado, feito por Xiko Bracht e o artista plástico Marcos Brescovici, e o grafite trazendo um contraste de cores e linguagens. O artista plástico Digo Cardoso foi o responsável pelos espaços em grafite. São três painéis menores intercalados com o esgrafiado e que contam as etapas da história do cooperativismo da Aurora. No painel principal são apresentados os sete princípios do cooperativismo.
A praça também conta com bancos e espaços arborizados para o melhor bem-estar da comunidade a fim de oportunizar momentos de lazer e descontração entre família e amigos. 

Veja também

Iniciam novas turmas do Programa “De Olho na Qualidade Rural”04/09 Em setembro iniciam quatro novas turmas do Programa “No Campo Fase I - De Olho na Qualidade Rural”, nos municípios de Cunhataí, Iporã do Oeste, Guaraciaba e Concórdia. A solução é executada pelo......

Voltar para (Blog)