Postado em 30 de Maio às 17h19

Participação familiar com bons resultados

A principal fonte de renda da cooperada à Cooperativa Regional Itaipu, Claudete A. K. Hining, vem da atividade rural de avicultura, que é complementada com a produção de melado e açúcar de cana que ela cultiva juntamente com o marido. Para melhorar os espaços físicos da propriedade, situada em Pinhalzinho (SC), a família participou do curso De Olho na Qualidade Rural, uma solução do projeto Encadeamento Produtivo: Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite, realizado em parceria com cooperativas e entidades.
O De Olho na Qualidade tem por objetivo organizar o ambiente de trabalho, eliminar desperdícios, preservar o meio ambiente e a saúde pessoal, proporcionando mais satisfação e autoestima. As mudanças realizadas pela família com apoio e orientação do consultor credenciado ao Sebrae/SC Edivan Franz apresentaram melhorias principalmente em relação à organização do galpão que armazena ferramentas e outros equipamentos aviários, além de auxiliar no descarte de materiais que não eram utilizados. Uma vez que a estrutura do local estava em boas condições de uso, ele foi reorganizado e pintado. O espaço que abriga as ferramentas e outros equipamentos aviários anteriormente atrapalhava a circulação das pessoas para desenvolver suas atividades. Agora é um lugar de armazenagem limpo e organizado.
O consultor do Sebrae/SC conta que a família participou ativamente de todos os encontros e consultorias, esclarecendo dúvidas das atividades que ainda seriam realizadas na propriedade, pois as atividades de descarte já haviam iniciado, o que evidenciou o engajamento da família com o projeto. Além das melhorias no galpão de armazenagem, iniciou-se a recuperação das terras para o plantio da cana de açúcar e também foi construído um portal de entrada à propriedade com placa de identificação conforme indicava o projeto da família.    
Além de receber a consultoria do SEBRAE/SC, a família Hining pode desenvolver as atividades na propriedade. Claudete Hining conta que foi um desafio grande, pois existiam várias melhorias a serem feitas. “Nosso espaço recebeu modificações e aos poucos vamos organizar o que falta, mas o próximo passo é melhorar a área da produção de melado e açúcar”. No final das atividades, o consultor Edivan destacou principalmente a pró atividade da família na realização das tarefas. “Todos apresentaram dedicação e apoio durante o trabalho desenvolvido, características importantes que mostraram o comprometimento de todos com o resultado final – resultado que a família se propôs a manter e aperfeiçoar mesmo depois de encerrada a consultoria do programa De Olho na Qualidade Rural”.
PARCEIROS DO ENCADEAMENTO PRODUTIVO
O Projeto Encadeamento Produtivo: Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite, é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipú, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Secredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa, Copérdia e Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promover a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor e de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. 

Veja também

ÚLTIMOS DIAS: Recolhimento da Contribuição Sindical Rural 2019 pode ser feito até esta quarta-feira20/05 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta que o prazo para o recolhimento da Contribuição Sindical Rural Pessoa Física e Jurídica referente ao exercício de 2019 encerra nesta quarta-feira (22). Devem recolher pessoas físicas e jurídicas que possuem imóvel rural com ou sem empregados e/ou empreendem a......
Curso aborda Facebook como ferramenta para potencializar vendas26/04 Com o objetivo de apresentar os potenciais e as funcionalidades da rede social Facebook a fim de utilizá-la como ferramenta para otimizar e melhorar vendas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu, nessa semana, o curso......

Voltar para (Blog)