Postado em 08 de Abril de 2019 às 17h11

Oficinas e integração marcam o Dia da Família na Escola no Oeste

Instituições de ensino de Xanxerê, Xaxim e São Lourenço do Oeste receberam familiares e alunos no sábado

Sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. Esse é o objetivo do Dia da Família na Escola, que ocorreu no último sábado (06) envolvendo estudantes de instituições de ensino do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR) em todo o Estado. No Oeste, oficinas, dinâmicas com pais e filhos, palestra e mateada integraram a programação do dia. As atividades foram realizadas em Xanxerê, Xaxim e São Lourenço do Oeste. 
“Ao longo dos últimos anos percebemos o engajamento e satisfação das famílias nessa causa, com participação efetiva nas atividades programadas. Os especialistas garantem que a proximidade entre os pais ou responsáveis e a escola aumenta o desempenho e o rendimento do aluno”, realçou o gerente executivo regional do SENAI e do SESI, Almeri Dedonatto.
Para o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, o apoio da família aproxima os pais aos alunos e professores. “A participação da família melhora a comunicação, a transparência, valoriza mais os alunos, integrando e incentivando toda a comunidade escolar. Isso reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino. Todos os envolvidos estão de parabéns pela dedicação a esse dia tão importante para a educação de Santa Catarina”.
A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega ao seu quarto ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Santa Catarina é o único Estado que tem uma lei instituindo o Dia da Família na Escola, comemorado sempre em abril.
            PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA
Na sexta-feira (12) o Dia da Família na Escola ocorre no SENAI de Abelardo Luz, às 19h, com a atividade Família na Escola Conversa Legal. No sábado (13) as atividades serão realizadas em Chapecó, Pinhalzinho e Maravilha. Em Chapecó, será no SENAI, das 13h30 às 16h30, com gincana da família, reflexão com os pais sobre as atividades que já realizaram com o filho sobre orientação profissional, troca de livros, mateada e brinquedos infláveis.
O Sistema FAESC/SENAR promove, a partir das 13h, no sábado (13), na Escola Básica Municipal Andrei Marafon, no bairro Explanada, em Chapecó, uma gincana: os alunos que levarem o maior número de familiares serão premiados. Os três primeiros colocados receberão uma cesta de produtos coloniais e o primeiro lugar ganhará um quadro com uma foto especial do evento. Também será feito plantio de árvores, haverá cama elástica e algodão doce.
Oficinas temáticas nas Salas Maker, atividades e desafios entre pais e filhos, saúde e bem-estar e mateada integram a programação em Pinhalzinho, no SESI, das 14h às 16h. Em Maravilha será no SENAI, das 14h às 16h, com oficinas, mateada, divulgação de cursos e visitação ais espaços da unidade.
A Rede Municipal de Ensino de Chapecó também está programando inúmeras atividades para o Dia da Família na Escola. A Escola Básica Municipal Andre Marafon já realizou suas atividades no último sábado (06), mas as demais 83 instituições de ensino municipais terão ações no próximo sábado (13). Entre as atividades programadas estão: apresentações artísticas, palestras, oficinas, corridas, exposições de fotos antigas, oficinas, atividades recreativas, confraternizações, teatro, contação de história e dinâmicas.

Veja também

Nesta quinta-feira: Workshop discute prevenção e controle da peste suína africana e clássica10/09/19 Prevenir e combater as temíveis pestes suínas Africana (PSA) e clássica (PSC). Esse é o objetivo do workshop que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária de SC (FAESC) promovem em Chapecó, nesta quinta-feira,......
Inaugurada nova agência da Sicredi em Trindade do Sul21/02/22 A nova agência da Sicredi em Trindade do Sul (RS) foi inaugurada nesta segunda-feira (21), durante ato que reuniu lideranças, diretoria, conselheiros, coordenadores de núcleos, gerentes e colaboradores da Sicredi Região da......

Voltar para (Blog)