Postado em 25 de Janeiro de 2019 às 13h49

Ocesc e Sescoop apoiam difusão tecnológica para o agronegócio

Inicia neste mês em amplas regiões catarinenses a série anual de eventos de difusão e transmissão de tecnologias para o campo – os campos demonstrativos – com apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

O presidente do Sistema Ocesc/Sescoop-SC Luiz Vicente Suzin expõe que esses campos são “verdadeiras escolas a céu aberto para produtor e empresário rural que deseja adquirir novos conhecimentos e evoluir na atividade”. Sua missão é transmitir ao produtor o que existe de novo na tecnologia de ponta nas áreas de grãos (milho, soja, feijão), leite, suínos, aves, máquinas, equipamentos, insumos agrícolas e veterinários, entre outros.

Esses campos demonstrativos – de acesso gratuito e livre abordagem – permitem plena liberdade para a escolha dos caminhos através de uma potência da aprendizagem permanente.

Suzin avalia que “essas são valiosas oportunidades para o produtor agregar conhecimento, com excelentes resultados na melhoria da renda e da qualidade de vida da família, de acordo com avaliações das cooperativas. Isso ocorre porque o produtor adota as novas tecnologias, as quais provocam mudanças e transformações na dinâmica da produção agrícola e pecuária, refletindo-se no aumento geral da produtividade, especialmente nas áreas de grãos, suínos, aves, leite, hortigranjeiros, fruticultura etc”. Exemplos são o crescimento da produção leiteira do oeste catarinense; a produtividade das lavouras, ou, a eliminação da poluição de rios e riachos por dejetos suínos, entre outros.

O presidente observa que a educação e a capacitação se tornaram processos contínuos que requerem esforço permanente. Educar não é mais transferir conhecimentos, mas, ensinar o educando a pensar. Nas últimas décadas, todas as organizações humanas – e não apenas os educandários – passaram a cumprir papéis educacionais, buscando uma formação cidadã e profissional. Dentre essas organizações destacam-se as cooperativas agropecuárias que, com o apoio de instituições do sistema S como Sescoop, Senar e Sebrae, desenvolvem todos os anos um extraordinário esforço de educação e de difusão tecnológica através dos campos demonstrativos.

Os campos demonstrativos programados para este ano são os das cooperativas Cooperalfa (Chapecó) de 22 a 24 de janeiro, CooperItaipu (Pinhalzinho) de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, da Coperdia (Concórdia) com a próxima edição em 2020, Coperja (Jacinto Machado) dias 06 e 07 de fevereiro, Coopercampos (Campos Novos) de 26 a 28 de fevereiro e Cravil (Rio do Sul) de 13 a 15 de fevereiro, Coopervil (Videira) de 20 a 22 de fevereiro e Coocam (Campos Novos) que terá Dias de Campo nos municípios de Curitibanos dia 09 de fevereiro , Barracão dia 16 de fevereiro e Lebon Régis dia 09 de março.

Foto – Presidente do Sistema Ocesc/Sescoop-SC Luiz Vicente Suzin

MB Comunicação Empresarial e Organizacional Inicia neste mês em amplas regiões catarinenses a série anual de eventos de difusão e transmissão de tecnologias para o campo – os campos demonstrativos –...

Veja também

Rodada de negócios aproxima empresas do Brasil e da Argentina18/09/20 Evento será promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC Chapecó e pela Adiba de Buenos Aires. Inscrições estão abertas até este domingo (20)...

Voltar para (Blog)