Postado em 24 de Abril às 15h28

NESTA QUINTA-FEIRA: Senar/SC promove programa Cidadania Rural em São Bonifácio

Evento esclarece dúvidas sobre a adesão ao eSocial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio, promove nesta quinta-feira (25) o programa Cidadania Rural em São Bonifácio. O evento iniciará às 13h30 e segue até às 17h30 no Pavilhão de Eventos, no Centro do município. O objetivo é levar orientação ao meio rural com relação as legislações tributária e previdenciária.
De acordo com o técnico em atividade de arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava, responsável pela organização do evento, ocorrerão algumas mudanças importantes e que impactam diretamente aos produtores rurais. “Com a adesão obrigatória ao eSocial é necessário estar atento as informações referentes à escrituração das obrigações ficais, previdenciárias e trabalhistas para que sejam padronizadas e declaradas corretamente. Por isso é importante a atualização e capacitação dos produtores”, explica.
O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo lembra que a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações do eSocial está de acordo com o Decreto nº 8.373/2014. “Essa é uma obrigação legal. Todos os produtores rurais pessoas físicas e jurídicas, agroindústrias, empresas prestadoras de serviços rurais e adquirentes de produção rural são obrigados a utilizar o sistema. A Faesc/Senar vem, por meio do programa Cidadania Rural, contribuir com a adesão ao eSocial a fim de facilitar o processo aos produtores rurais”.   
Conforme o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, o programa também aborda os impactos do eSocial no meio rural, além dos benefícios previdenciários na relação com o eSocial e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Nossa intenção é disponibilizarmos conhecimento dos dispositivos legais, procurando atenuar as dificuldades com que se deparam os produtores rurais no cumprimento de suas obrigações, como também apresentar os direitos para que possam usufruí-los”.
O programa é voltado para contabilistas, empresas, cooperativas, sindicatos, associações, prefeituras, produtores rurais, pescadores e demais pessoas interessadas.
 O evento conta com a parceria da Prefeitura de São Bonifácio, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Epagri, Cidasc e Fetaesc. 

Veja também

SENAR/SC promove 39 cursos na região Oeste em junho14/06 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove, em junho, na região Oeste, 39 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 625 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As......

Voltar para (Blog)