Postado em 24 de Abril às 15h28

NESTA QUINTA-FEIRA: Senar/SC promove programa Cidadania Rural em São Bonifácio

Evento esclarece dúvidas sobre a adesão ao eSocial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio, promove nesta quinta-feira (25) o programa Cidadania Rural em São Bonifácio. O evento iniciará às 13h30 e segue até às 17h30 no Pavilhão de Eventos, no Centro do município. O objetivo é levar orientação ao meio rural com relação as legislações tributária e previdenciária.
De acordo com o técnico em atividade de arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava, responsável pela organização do evento, ocorrerão algumas mudanças importantes e que impactam diretamente aos produtores rurais. “Com a adesão obrigatória ao eSocial é necessário estar atento as informações referentes à escrituração das obrigações ficais, previdenciárias e trabalhistas para que sejam padronizadas e declaradas corretamente. Por isso é importante a atualização e capacitação dos produtores”, explica.
O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo lembra que a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações do eSocial está de acordo com o Decreto nº 8.373/2014. “Essa é uma obrigação legal. Todos os produtores rurais pessoas físicas e jurídicas, agroindústrias, empresas prestadoras de serviços rurais e adquirentes de produção rural são obrigados a utilizar o sistema. A Faesc/Senar vem, por meio do programa Cidadania Rural, contribuir com a adesão ao eSocial a fim de facilitar o processo aos produtores rurais”.   
Conforme o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, o programa também aborda os impactos do eSocial no meio rural, além dos benefícios previdenciários na relação com o eSocial e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Nossa intenção é disponibilizarmos conhecimento dos dispositivos legais, procurando atenuar as dificuldades com que se deparam os produtores rurais no cumprimento de suas obrigações, como também apresentar os direitos para que possam usufruí-los”.
O programa é voltado para contabilistas, empresas, cooperativas, sindicatos, associações, prefeituras, produtores rurais, pescadores e demais pessoas interessadas.
 O evento conta com a parceria da Prefeitura de São Bonifácio, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Epagri, Cidasc e Fetaesc. 

Veja também

Rota do milho: solução a caminho02/07 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)