Postado em 17 de Maio às 15h29

Marketing como estratégia competitiva das empresas

Longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos e serviços, o marketing atua diretamente na inteligência estratégica e competitiva das empresas, criando valor para otimizar vendas, fazendo com que as marcas se posicionem à frente no mercado. O tema foi abordado na capacitação “Gestão Estratégica de Marketing nas Empresas”, nesta semana, na Associação
Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
O facilitador, especialista em branding Leandro Cachoeira, explicou que uma boa estratégia de marketing parte da necessidade do cliente e da visão que ele tem do produto, marca ou serviço. “Tudo começa pelo cliente. Depois, é preciso analisar quais as soluções se pode ofertar levando em consideração o máximo esforço em construir uma política de ganha-ganha para que se consiga ter um equilíbrio entre os ganhos da empresa e a satisfação do consumidor”, observou acrescentando que é importante ter um planejamento de marketing. “É fundamental deixar claro o que a empresa deseja resolver e quais os passos que serão dados para alcançar esse objetivo. Assim, otimiza-se tempo e dinheiro”.
Entre os benefícios gerados pelo marketing, Cachoeira destaca a certeza de que a empresa está ofertando o que o mercado precisa. “Mas para isso é necessário trabalhar o marketing da forma correta, através de pesquisa, diagnóstico, inovação, planejamento, comunicação, análise de feedbacks e repetir este ciclo continuamente”. Ele enfatiza, ainda, que não deve ser visto como custo, mas como uma maneira de embutir valor real aos produtos e serviços. “O marketing, somado ao investimento do produto e às estratégias comerciais, amplificará o resultado planejado e isso acontece em empresas de qualquer porte. Ou seja, quanto mais for aplicado em estratégias mercadológicas, mais sólida ficará a marca”.
A assessora de comunicação da Felicittá Ambientes, Flavia Mota, participou da capacitação por indicação de um amigo. “Conferi a grade e achei interessante. O curso deu dicas do que podemos utilizar. Às vezes ficamos muito focados na concorrência dentro da cidade e esquecemos de olhar para fora e trazer exemplos. Foi válido para atualizar conhecimentos, trocar informações, conhecer pessoas e o que outras empresas estão fazendo para alavancar o marketing e, principalmente, converter em vendas”.
RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Cachoeira também ressaltou a importância do relacionamento com os clientes. De acordo com ele, cada vez mais, com a proximidade que as redes sociais proporcionam, as empresas devem investir em atendimento. “Clientes gostam de atenção. Escutar suas dores, ser prestativo, paciente e ágil é essencial. Além disso, adoram opinar sobre processos e melhorias. Agir de acordo com feedback dos consumidores faz com que eles se sintam representados pela marca. Essa atenção cria um significado e fideliza o cliente”.
Para essas estratégias funcionarem, também é importante ter uma equipe preparada. “Dependendo do tamanho da empresa, às vezes essa equipe é formada por uma pessoa, mas isso não impede que essa pessoa tenha um apoio externo. A soma delas é essencial para que haja indivíduos pensando de forma estratégica, pesquisando por novas oportunidades e solucionando problemas de posicionamento de mercado. Mais do que ação, ter uma equipe com esse foco é prevenção. Com este comportamento, transformamos os recursos mercadológicos em força de marca”, finalizou Cachoeira.

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