Postado em 14 de Junho de 2019 às 17h39

Inovar é necessário para crescer e se manter competitivo

“Inovar não é mais uma escolha, é fundamental não apenas para sobreviver, mas para crescer. Quanto mais inovadora uma empresa for, mais chance terá de prosperar”. A afirmação é do empresário, especialista em marketing, inovação e educação e um dos embaixadores no Brasil da Singularity University, Leonardo Barbarioli Carraretto, que esteve em Chapecó e em Xanxerê nesta semana e palestrou no Diálogo Industrial, com o tema “Transformando a empresa pela inovação”.
            O evento foi uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), dos sindicatos filiados na região Oeste (Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae, e integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O objetivo foi sensibilizar o empresariado mediante comportamentos e práticas de inovação de simples e fácil adesão.
            De acordo com Carraretto, os empreendedores precisam acompanhar as mudanças do mundo e olhar para a inovação com mais atenção. “Durante muito tempo a inovação ficou atrelada à invenção ou criatividade. Precisamos ter uma visão mais prática de produtividade, de transformação e de aplicação ao meio digital”, frisou acrescentando que se começa com a organização da casa para inovar. A cultura da inovação inicia com processos claros, ferramentas eficientes e um time multidisciplinar, por exemplo. É preciso criar um ambiente propício, que permita que as pessoas possam dar ideias.
            Essas ações passam por uma mudança muitas vezes de gestão e cultura dentro das organizações. “Precisamos saber como mudar a mentalidade para olhar para a empresa de uma maneira diferente. A inovação sempre esteve dentro dela, a gente que precisa enxergar e encontra-la”.
            O palestrante ressaltou que a inovação precisa estar presente no dia a dia de todas as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. “Com a digitalização do mundo a competição ficou mais equalizada. Todos podem construir tecnologias ou ofertar produtos para grandes empresas, por exemplo. Porém, todos precisam se aprofundar, compreender o que está acontecendo no mundo e mudar um pouco a visão para saber como proceder”, finalizou.

Veja também

ACIC alerta sobre golpe de cobrança extrajudicial18/11/22   A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) alerta que não está encaminhando cobrança extrajudicial nem pedido de taxa única aos associados. Empresas do município, mais uma vez, estão sendo alvo de golpes. As organizações têm recebido e-mails de golpistas que informam haver débitos em atraso de taxa......
O debate necessário01/08/22 Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...

Voltar para (Blog)