Postado em 27 de Junho de 2019 às 17h01

FIESC projeta ações para o fortalecimento das suas entidades no Oeste catarinense

Plano de ações será discutido conjuntamente no início do segundo semestre

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) estabeleceu quatro áreas prioritárias para desenvolvimento: infraestrutura, inovação, internacionalização e inclusão. Em agosto, a diretoria da entidade fará reunião com a Vice-Presidência Regional e com os sindicatos patronais filiados para projetar e decidir os investimentos, metodologia esta que contemplará estudo e análise sobre os potenciais, as necessidades e as demandas futuras para a atuação das entidades que compõem a FIESC no Oeste catarinense. 
 
As informações foram repassadas em videoconferência nesta semana pelo diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, durante reunião da Vice-Presidência Regional Oeste com os sindicatos patronais da indústria filiados à FIESC. Também participaram, por videoconferência, o diretor de Educação do SESI/SENAI-SC, Claudemir Bonatto, o diretor de Operações, João Roberto Lorenzett, e o diretor de Saúde e Segurança, Marco Aurélio Prass Goetten.
 
De acordo com Pereira, nos próximos 40 dias a FIESC vai estruturar um planejamento de ações e investimentos para o SESI e SENAI, projetar estratégias e desafios para a região. “Faremos isso de maneira conjunta, ouvindo as necessidades do Oeste por meio de reuniões com os representantes da Vice-Presidência, dos sindicatos e de indústrias. Estamos mantendo um diálogo aberto com as Vice-Presidências, o que tem proporcionado ações mais assertivas em todas as regiões do Estado”.
 
O vice-presidente regional, Waldemar Schmitz, destacou que a FIESC está alinhada com os desafios do Oeste, conhece a região e sabe da importância de investimentos para fortalecer a indústria e melhorar sua competitividade tanto no cenário nacional como internacional. “É importante que os empresários e sindicatos participem dos encontros e tragam as necessidades. Temos uma grande estrutura à disposição, como o SESI, SENAI, IEL, Observatório da Indústria, câmaras setoriais e toda uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas e contribuir para a tomada de decisões”.
 
Na reunião desta semana também foram debatidos assuntos do plano de ação dos sindicatos para 2019. Participaram os dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec. Eles apresentaram inovações e iniciativas promovidas para fortalecer os sindicatos e as indústrias filiadas.
 
A Vice-Presidência Regional Oeste é composta por 57 municípios, com 618 mil habitantes e 4.807 indústrias que empregam 66.992 trabalhadores. Ocupa a 5ª posição no PIB, com R$ 19,2 bilhões, enquanto a renda per capita, de R$ 31.8756, está na 9ª posição no Estado. A composição do PIB apresenta o setor de Serviços com 60,5% de participação, Indústria com 26,2% e Agropecuária com 13,4%.

Veja também

A contribuição das cooperativas em 202121/01/21 Luiz Vicente Suzin - Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)  ...

Voltar para (Blog)