Postado em 07 de Maio de 2019 às 16h44

Encadeamento Produtivo do agronegócio continua em ascensão

Depois do sucesso da entrega do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese realizada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sebrae/SC, Excelência SC e Fundação Aury Luiz Bodanese foi momento de avaliar as ações desenvolvidas neste ano para fortalecer as empresas rurais. O encontro, realizado nessa semana, contou com a presença de gerentes da Cooperativa Central Aurora Alimentos, representantes das cooperativas filiadas, do Sebrae/SC, Sebrae/PR, Sebrae/RS, Sebrae/MS, entre outros. 
 O foco da discussão foi as ações do “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae: suínos, aves e leite”, realizado com a parceria de cooperativas e entidades. As soluções que contemplam o projeto completaram 20 anos em 2018 e tornaram-se em um dos maiores instrumentos de qualificação no campo. O programa contabiliza mais de 1.500 grupos, 24 mil propriedades beneficiadas e 42 mil participantes.
Na visão do diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, o projeto é essencial para tornar o pequeno produtor rural em empresário, promover a melhoria contínua da qualidade, aumentar a produtividade e implementar tecnologia de produção. “Sabemos que dentro de uma condicionante do desenvolvimento econômico, do fortalecimento do nosso País, os empreendimentos do agronegócio são extremamente importantes. Por isso, somos parceiros nas iniciativas que valorizam as empresas rurais e incentivam a atuação de maneira profissional, estruturada e tecnológica”, observou ao comentar os expressivos resultados do programa e a importância de reconhecer os produtores rurais com o Troféu Aury Luiz Bodanese.
Segundo o coordenador do programa pela Aurora Alimentos, Joel Pinto, um dos pontos fortes da reunião foi diagnóstico nas empresas rurais com o objetivo de verificar a realidade das instalações elétricas, o consumo de energia e as questões de segurança na propriedade. “Trata-se de um tema novo que vem sendo discutido e deve ser implementado nos próximos dois anos. Também avaliamos a questão do prêmio que teve destaque pelos pontos positivos, além de discutir algumas melhorias que deverão ser implementadas em breve para chegar a uma avaliação ainda mais criteriosa e, por fim, estratégias para dar mais visibilidade ao projeto”.
O programa é realizado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná. Em comemoração aos 20 anos do Encadeamento Produtivo a Aurora Alimentos lançou o livro “Qualificação e trabalho: a soma que transforma o campo”. A publicação relata a história do programa e traz depoimentos de personagens importantes desta trajetória, além de mostrar a realidade de 18 famílias que participaram e tiveram suas empresas rurais transformadas.
O projeto “Encadeamento Produtivo” da Aurora Alimentos e Sebrae é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa e Copérdia e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa. O objetivo é contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. 

Veja também

Empresários de Lajeado Grande têm à disposição consultorias gratuitas06/08/21 Finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. Essas são as áreas de consultorias gratuitas disponibilizadas pela Sala do Empreendedor de Lajeado Grande, no oeste catarinense. A prestação de serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo......
Fevereiro terá 35 cursos gratuitos do Senar/SC no Meio Oeste29/01/21 Capacitações atendem medidas preventivas e beneficO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)......

Voltar para (Blog)