Postado em 21 de Maio de 2019 às 17h21

Empresários e profissionais de pequenos negócios desenvolvem habilidades empreendedoras

O Empretec – um dos maiores programas de empreendedorismo do mundo teve início nessa segunda-feira (20) e segue até sábado (25), em Xaxim. A iniciativa é do Sebrae/SC e da Associação Empresarial (ACIAX) e reúne empresários e profissionais que exercem cargos de gestão e que desejam desenvolver competências empreendedoras, além de pessoas que pretendem investir no próprio negócio.   
A abertura contou com a participação do analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, e do presidente da ACIAX, Emerson Borin, que realçaram a importância de promover ações que visem incentivar o empreendedorismo e a inovação nos negócios. Segundo eles, a parceria foi essencial para disponibilizar esse curso que cada vez mais se destaca pelos expressivos resultados e exerce papel fundamental na promoção de mudanças nas empresas.   
O Empretec foi originalmente lançado pelo Centro de Corporações Transnacionais das Nações Unidas em 1988 e chegou ao Brasil em 1993, tendo o Sebrae como a única entidade autorizada a executar a metodologia no País. Em Xaxim, as aulas são ministradas pelos consultores credenciados ao Sebrae/SC, Jaime Claudino Folle, e Olavo De Geroni.
 “As pessoas hoje estão mais preparadas, mas têm medo de empreender. É importante mudar esse comportamento, pois o empreendedorismo além de ser desafiador é fascinante. O Empretec surgiu justamente para mostrar o caminho e preparar as pessoas para terem uma visão de mundo com mais segurança e propriedade”, observou Folle.
Salientou, ainda, o programa trabalha 10 características empreendedoras para desenvolver o empreendedorismo em 60 horas de capacitação: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, além de independência e autoconfiança. “Essas habilidades comportamentais são essenciais para preparar as pessoas e incentivá-las a buscar inovação, seja para administrar sua empresa ou para abrir um novo negócio”, finalizou Folle. 

Veja também

Recolhimento para o SENAR não muda com o início do eSocial e da EFD-Reinf17/11/21   O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), alerta que, com o advento do eSocial para o produtor rural pessoa física e o segurado especial, os recolhimentos para o SENAR continuam devidos de acordo com a caracterização do fato gerador da......
Lançado pelo SENAR portfólio interativo de cursos a distância15/07/21 SENAR/SC incentiva produtores e trabalhadores rurais do Estado a aproveitarem essa oportunidade para conhecerem a ferramenta e realizarem cadastro e matrícula, conforme disponibilidade de vagas...

Voltar para (Blog)