Postado em 13 de Maio de 2019 às 17h30

Duzentos e cinquenta produtores rurais participam do Programa Saúde do Homem em Jacinto Machado

O bem-estar e a saúde dos produtores rurais catarinenses são uma das prioridades para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Pensando nisso, o Sistema Faesc/Senar promoveu em Jacinto Machado o Programa Saúde do Homem Rural, em parceria com o Sindicato Rural, Secretaria de Saúde do município e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O evento contou com a presença de 250 homens que participaram de palestras sobre Câncer de Próstata e de pênis. Foram realizadas 38 consultas urológicas com os médicos urologistas Francisco MarconatoEduardo Pereira de Miranda, coletade250 de Antígeno Prostático Específico (PSA) e Colinesterase, testes rápidos de HIV, Sífilis e verificação de sinais vitais. As atividades encerraram com a entrega de kits e almoço.
Os produtores também responderam ao questionário da pesquisa sobre a saúde do homem do campo desenvolvida pelo Instituto CNA. Foram aplicados 70 questionários da pesquisa sobre saúde rural, o levantamento desses dados vai gerar informações qualificadas para subsidiar as ações do Senar com foco na prevenção.
Segundo a supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira Rosa, “com certeza salvamos vidas neste dia. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, solicitando que mais ações deste nível aconteçam nos municípios. São iniciativas educativas como esta que fazem a diferença, para que pré-conceitos sejam rompidos e a vida seja valorizada”, salientou.
O presidente do Sindicato Rural de Jacinto Machado, Antonio José Porto, reforçou a importância da ação no município e a satisfação com a participação e envolvimento da secretaria municipal na realização do evento.

Dados oficiais demonstram que a partir dos 50 anos cerca de 30% dos homens podem desenvolver o câncer e acima de 80 esse número sobe para 50%. “A intenção é mobilizar os produtores rurais para que cuidem de sua saúde e realizem exames preventivos para que tenham qualidade de vida e possam desempenhar plenamente suas funções”, finalizou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Veja também

Meio ambiente: Nós protegemos!10/03/21   José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)...

Voltar para (Blog)