Postado em 10 de Maio às 16h18

DCTFWeb: nova obrigação acessória é abordada em curso promovido pelo Sindicont

Os profissionais de contabilidade convivem com mudanças constantes na legislação e precisam ficar atentos para conseguir prestar todas as declarações de maneira correta. Nesta semana, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação do Sistema Fecontesc/Sindiconts, promoveu o curso “DCTFWeb – a integração do eSocial e EFD-Reinf – Conheça a nova forma de emissão de guias e gestão de tributos junto à RFB”.
            A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) possui uma nova modalidade de entrega: a DCTFWeb. Trata-se de obrigação tributária acessória que substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), declaração que também servirá de base para o recolhimento das contribuições previdenciárias (hoje feito pela GPS). Com a DCTFWeb a guia não será mais gerada no sistema do escritório de contabilidade, mas por meio de Darf. “Sairá do sistema da Receita Federal. É um processo novo de confecção das novas declarações que precisa ser compreendido por toda a equipe. Há necessidade de uma conformidade tributária, o eSocial e a EFD-Reinf precisam ser feitas para que se encontrem na DCTFWeb. Também existe relação com o Pedido Eletrônico de restituição, ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (Per/Dcompweb)”, explicou o instrutor do curso, Bruno Fialek.
            As empresas que faturam mais de R$ 4,8 milhões estão obrigadas a nova declaração desde abril deste ano. Para as demais organizações o prazo foi alterado no mês passado, passando a ter competência em outubro, com entrega em novembro deste ano. “No prazo mensal o limite de entrega é dia 15, antecipando em fins de semana e feriados. Não é fácil adaptar essa rotina entre tantos afazeres que os contadores têm. Até porque a simplificação pretendida com o eSocial ainda não chegou, pois até agora não substituímos de fato as declarações que estão na promessa de acabar”.
            As profissionais do setor de Departamento Pessoal da Hectra Negócios Contábeis, Edicleia da Silva Stella, Maristela Scherer e Suzana de Fátima Mesnerovicz participaram da capacitação. “Esse é o primeiro mês de vigência da declaração e já temos clientes que precisam fazer. O curso contribuiu para aprimorar conhecimentos e relembrar, pois o último que fizemos foi no ano passado. Foi muito importante e contribuiu para compreender melhor o sistema”, avaliou Edicleia.
            De acordo com Fialek, quando totalmente implantado, o sistema funcionará e realmente simplificará os processos. “Existe necessidade de dominar as ferramentas e preparar o sistema para que a integração funcione. Depois que funcionar trará simplificação, pois a declaração estará pré-preenchida. O contador terá apenas que analisar, certificar-se que está correto e transmitir para gerar a guia”.
Porém, o instrutor observou que muitas empresas não reorganizaram a sua estrutura administrativa, o que é necessário para que o sistema funcione. “Mudar a cultura é fundamental. Existe necessidade de mudança na tratativa com documentos. Eu sempre oriento a abandonar o papel e fazer gestão de documentos eletrônicos. A tendência é digitalizar, quando se escuta sobre a nova era contabilidade passa por reorganização de processo e a DCTFWeb passa por isso”, finalizou.

Veja também

Encontro da Imprensa Catarinense fará homenagem aos 50 anos da AURORA09/05 Pela sua história e contribuição com o desenvolvimento de imensas regiões brasileiras, a Cooperativa Central Aurora Alimentos receberá homenagem especial no 12O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, no dia 03 de agosto de 2019, sábado, em Chapecó.          Sob o comando do pioneiro Aury Luiz Bodanese, em 15 de abril de 1969, 18......
Santa Catarina aumenta em 10,6% a produção de peixes de água doce26/08 A piscicultura vem ganhando espaço no meio rural catarinense e o estado é o quinto maior produtor de peixes de água doce do Brasil. A produção de peixes em cultivo se adapta perfeitamente às características das......

Voltar para (Blog)