Postado em 26 de Abril às 15h57

Curso aborda Facebook como ferramenta para potencializar vendas

Com o objetivo de apresentar os potenciais e as funcionalidades da rede social Facebook a fim de utilizá-la como ferramenta para otimizar e melhorar vendas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu, nessa semana, o curso “Vendas no Facebook” com o palestrante Paulo Gustavo Rodrigues que possui 10 anos de experiência em vendas.
O treinamento abordou de forma prática como potencializar as vendas utilizando o Facebook. Segundo Rodrigues, quem não é visto não é lembrado, ou seja, é preciso que o que está sendo comercializado, seja um serviço ou produto, chegue até o público-alvo que é o consumidor. 
“Se o produto/serviço não ‘aparece’ para as pessoas não ocorre a interação. Recentemente o Facebook passou por alterações no algoritmo e para ampliar o engajamento é indicado que sejam feitos anúncios patrocinados a fim de elevar o alcance das publicações. Isso garantirá que mais pessoas tenham acesso e, assim, o relacionamento torne-se mais assertivo levando o consumidor a efetuar uma compra, por exemplo”, explicou o instrutor.
Segundo ele, neste processo é fundamental conhecer o perfil do público-alvo que se pretende atingir. “Quando conhecemos o comportamento do cliente nas redes sociais, o que ele consome, o que procura, é muito mais fácil oferecer soluções para os seus ‘problemas’, uma vez que a compra inicia a partir do desejo de solucionar uma necessidade do cliente”.
Rodrigues salientou que o cliente deve ser sempre o centro, inclusive no Facebook, e as publicações devem ser pensadas em demonstrar como determinado produto/serviço pode solucionar uma determinada situação. “O modelo comportamental do consumidor mudou muito. Antes o comércio investia em promover a empresa e hoje o perfil deve ser voltado para fazer com que o consumidor se sinta o foco, como deve ser em qualquer venda. Assim, as chances do fechamento de uma venda ocorrer aumentam exponencialmente”.
Os participantes do curso também aprenderam sobre a estrutura da rede social, como criar e segmentar campanhas e como planejar anúncios que tenham vendas efetivas, como utilizar o Facebook Ads, gerenciamento de negócios e aplicativos externos que auxiliam nesses processos.
O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, pontuou que os vendedores devem estar atentos às mudanças no perfil de consumo, uma vez que o cliente está cada vez mais exigente, mesmo nas redes sociais. “A internet oferece uma série de oportunidades de vendas e isso deve servir de estímulo para que as lojas físicas venham também a explorar as redes sociais, por exemplo, a seu favor. Todas as tecnologias surgem para somar e contribuir quando utilizadas de maneira correta. O vendedor deve ter sempre claro que em qualquer relação de venda atender as necessidades do cliente é o principal”. 

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